Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Novo perfil do servidor

7 de dezembro de 2006

A modernização tecnológica da gestão pública exigirá um novo perfil do servidor, em especial dos auditores das áreas financeira e de tributação da Secretaria da Fazenda, principais atores do novo sistema de informações. Para capacitar mão-de-obra, inicialmente a Escola Fazendária vai treinar o corpo fazendário e um grupo de 1.200 servidores das demais secretárias e órgãos públicos. Os contribuintes terão treinamento gratuito, on-line, pelo site da Fazenda (www.fazenda.pe.gov.br).

  O secretário-adjunto da Fazenda, Ricardo Guimarães, disse que ainda é cedo para avaliar o impacto que o novo sistema de gestão terá no quadro fazendário. Ele considerou, no entanto, que um ambiente de renovação tecnológica exige que o quadro técnico do estado seja aperfeiçoado e renovado. “O papel do fazendário deverá mudar, mas é prematuro avaliar o quantitativo e a redefinição das funções”, afirmou. Guimarães reforçou que as carreiras do futuro não podem abrir mão da tecnologia da informação.

  Segundo o secretário-adjunto daFazenda, o e-fisco levou quatro anos para ser montado e custou aos cofres públicos R$ 30 milhões, envolvendo as despesas com a aquisição de equipamentos, de solução tecnológica e desenvolvimento dos novos sistemas. Guimarães explicou que o e-fisco funcionará em paralelo ao Siafem, por questão de segurança da manutenção da base de dados com as informações tributárias e financeiras do estado.

  Pelo cronograma elaborado pela Fazenda, durante o ano de 2007 serão incorporadas novas ações ao sistema e até dezembro do próximo ano estarão operando todas as unidades gestoras.

Fonte: Diário de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco