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Mulheres apostam no empreendedorismo

7 de março de 2013

O caminho é longo, mas aos poucos as mulheres conquistam espaços no mercado de trabalho. A estrutura social e econômica ainda privilegia a mão de obra masculina com as melhores ocupações e os maiores salários. Para quebrar barreiras, o sexo feminino aposta no empreendedorismo. No Nordeste, já são a maioria à frente das microempresas. A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2012, em parceria com o Sebrae, revela que 51,8% dos novos negócios estão nas mãos delas, contra 48,2% dos homens. Elas preferem os ramos de beleza, alimentos, vestuário, confecções e serviços. Flexibilidade, paciência, planejamento. São qualidades que fazem a diferença da gestão feminina. 

 
Os próprios homens reconhecem que o perfil multitarefas das mulheres (dona-de-casa, mãe, profissional) é a fórmula do sucesso feminino no comando dos negócios. “Elas são mais dedicadas e têm boa gestão financeira. As mulheres têm mais chances de sobrevivência nos novos negócios”, reitera Roberto Castelo Branco, superintendente do Sebrae Pernambuco. O comportamento mudou. Antes, elas abriam o próprio negócio para complementar a renda familiar. Agora, a mulher escolhe o empreendedorismo como atividade produtiva para crescer profissionalmente.  
 
A economista Sandra Arantes da Silva, 43 anos, deixou o emprego de 15 anos como operadora de crédito de um banco comercial para se dedicar aos negócios da família. Tomou gosto pelo empreendedorismo. Hoje, ela comanda os negócios da Rede Gmais de supermercados. São 18 lojas distribuídas na área metropolitana do Recife. Com um detalhe: 50% da diretoria da rede é do sexo feminino. Além disso, 20% dos mercadinhos estão nas mãos das mulheres, como Terezinha Alves.
 
Sandra é uma das vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher, que premiou as mulheres com ideias inovadoras e as boas gestoras. Qual o segredo de sucesso? “Acho que nós mulheres estamos acostumadas a ser mãe, dona-de-casa, profissional. Nós trazemos essa experiência para a vida profissional. Somos mais diplomáticas e nas negociações há mais flexibilidade. Por isso, conseguimos melhores resultados”, ensina a gestora da rede GMais.
 
A experiência no ramo de beleza estimulou Rosinha Leão a ter o próprio negócio. Há treze anos, ela saiu do emprego para abrir o salão Studio da Beleza, no bairro do Espinheiro. Comanda uma equipe de 12 funcionários no salão. Recentemente, abriu uma distribuidora de produtos de beleza e uso pessoal. “Sempre tive vocação para o empreendedorismo. As mulheres são mais focadas e determinadas. Me sinto realizada e uma empresária de sucesso”, comemora.  
 
“Muitas mulheres saem do emprego para o empreendedorismo para ter melhor qualidade de vida”, avalia Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, consultoria de Desenvolvimento de Negócios e de Franquias.

Fonte: Diario de Pernambuco

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