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Mudanças não evitam retenção
17 de junho de 2014A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) passou o dia de ontem correndo contra o tempo e fazendo ajustes na Via Mangue para evitar as retenções registradas na inauguração do novo corredor expresso da Zona Sul, sexta-feira passada. Por falha da engenharia de tráfego, o órgão não proibiu o giro à esquerda e o estacionamento na marginal oeste do Canal de Setúbal, gerando congestionamentos que surpreenderam motoristas e comprometeram a imagem inaugural da nova via. Mas as mudanças não evitaram as retenções na descida do viaduto que dá acesso à Rua Félix de Brito. Ontem, na hora de pico, o elevado registrou engarrafamento por causa do sinal no cruzamento.
Ainda no fim de semana a CTTU corrigiu o principal erro, que foi a proibição do giro à esquerda no cruzamento da descida da Via Mangue para a Avenida Fernando Simões Barbosa (marginal oeste do Canal de Setúbal) com a Rua Félix de Brito, vias extremamente adensadas, com vários edifícios residenciais e comerciais, além do Shopping Recife e do Hiper Bompreço. A proibição estava prevista no plano de mobilidade, mas a empresa contratada para implantar a sinalização esqueceu de colocar as placas.
O problema se agravou porque boa parte dos veículos que começaram a utilizar a Via Mangue ainda na sexta-feira à noite (quando o corredor foi liberado ao tráfego) tinham como destino as marginais do Canal de Setúbal para chegar a vias locais do bairro e à Avenida Visconde de Jequitinhonha. Essa demanda, aliás, estava indicada nos estudos que a CTTU contratou para definir a circulação no novo corredor, os mesmos que apontaram a necessidade de a via ser mão única em quase toda a extensão por causa das retenções que seriam registradas pela falta de continuidade do Túnel Josué de Castro, no Pina. Os estudos indicavam que 30% do tráfego da Avenida Domingos Ferreira tinham como destino a região.
"É para evitar essas retenções que nós proibimos o giro e, também, o estacionamento ao longo do Canal de Setúbal. Haverá trechos em que será permitido estacionar em apenas um dos lados, mas em boa parte será tudo proibido. Não podia ser diferente porque, do jeito que estava, a via passava de três para uma faixa", explicou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. Ontem, a CTTU passou o dia sinalizando a marginal e rebocando veículos estacionados em local proibido.
Alguns moradores reclamaram da proibição geral. "Concordamos com a ação, mas precisamos que seja disponibilizada ao menos uma área de estacionamento para cada edifício. Precisamos receber um caminhão de água ou fazer uma mudança", argumentou a síndica do Sobrado do Shopping, Jorlanda Maria da Silva.
Fonte: Jornal do Commercio
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