Metroviário ameaça parar na terça-feira

1 de outubro de 2014

Os metroviários de Pernambuco decidiram decretar greve a partir da próxima terça-feira (7) após se reunirem em assembleia-geral realizada ontem. Desde fevereiro, quando o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) evitou uma paralisação durante o Carnaval, a categoria pede mais segurança durante todo o dia nas estações tanto para os trabalhadores quanto para os passageiros. Essa é a única pauta apresentada pelo Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro) à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Recife.

Mesmo com a definição pela suspensão das atividades, os metroviários ainda devem se reunir na véspera da paralisação na Estação Central, no bairro de São José, Centro do Recife, para decidir se a greve será deflagrada por um período preestabelecido ou por tempo indeterminado. Durante a reunião, também ficará decidido os trabalhadores de que atividades irão aderir à greve.

"Ainda não temos uma ideia de quantos funcionários continuarão em atividade, mas é preciso entender que se os maquinistas aderirem não poderemos deixar as estações abertas e sem os técnicos de manutenção os trens não poderão sair, por exemplo", explica o presidente em exercício do Sindmetro, Carlos Ribeiro. A categoria reúne hoje cerca de 1.600 trabalhadores.

A categoria pede mais segurança garantida por funcionários armados e desarmados. O sindicato denuncia a exposição dos funcionários a atos de vandalismo e assaltos, quadro que piora no turno da noite. "Estamos reivindicando a mesma coisa há muito tempo e a situação só piora", reclama Carlos Ribeiro.