Medida repercute de forma positiva com entidades

A isenção repercutiu positivamente entre os setores beneficiados pela medida. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Jorge Côrte Real, afirmou que a formalização da economia do Estado é uma das metas da federação e que a medida do Governo traz mais segurança aos comerciantes.

O presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco, Fredi Maia, afirma que o Pólo de Confecções tem, pelo menos, 10 mil ambulantes e pequenos comerciantes que trabalham só com o comércio de confecções. E entre as 14 mil empresas de confecção do pólo, pelo menos 8 mil comercializam suas mercadorias diretamente nas feiras da região. “Antes, o modelo de sucesso da região era o comerciante que sonegava impostos, copiava modelos e não registrava funcionários. Hoje é o comerciante formal, com marca própria. Essa isenção permite o primeiro passo na direção da formalização dos comerciantes”.

Já o presidente do Sindicato dos Ambulantes de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, José Francisco da Silva, lembra que um comerciante formal tem vantagens como maior acesso ao crédito. “Ele abre as portas com segurança para trabalhar”, enfatizou.