Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Mantega defende redução gradual de carga

18 de julho de 2007

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, defendeu uma redução gradual da carga tributária e afirmou ser contra a fixação de um teto para esse índice. Para ele, a carga tributária já é irracional e não se pode fazer uma desoneração de forma também irracional.

“Já chega a carga ser irracional. Pior é fazer a desativação de forma irracional. O que nós estamos fazendo é reduzir de forma racional de acordo com uma estratégia de desenvolvimento. (…) Vamos desativá-la gradualmente e principalmente a que afete mais a economia”, afirmou após reunião do CDES.

Mantega também é contra a proposta do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) de partilhar a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) com os Estados. Para o ministro, essa partilha já é feita uma vez que a arrecadação desse tributo é destinada à saúde e a investimentos também nos Estados e que é preciso arrecadar impostos para se fazer essa alocação de recursos.

“Para se ter margem para alocar esses recursos, temos que ter arrecadação. Não dá para dividir duas vezes. Ou uma coisa ou outra. Se compartilharmos a CPMF, temos que desativar programas do Governo Federal”, afirmou o ministro sobre a proposta da partilha.

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco