Mandados de busca incluem 200 endereços até em Miami

17 de agosto de 2006

BRASÍLIA – Os mandados de busca, expedidos pela Justiça Federal de Paranaguá (PR) e Itajaí (SC) para a Operação Dilúvio, incluem 200 endereços, como residências dos envolvidos, empresas, principais clientes, depósitos de mercadorias, escritórios de advocacia, despachantes e colaboradores. Com a colaboração do Departamento de Segurança Interna dos EUA, uma equipe de policiais federais faz buscas em Miami (EUA), sob autorização da Justiça americana, em empresas controladas pelo grupo empresarial brasileiro. Segundo a PF, trata-se de um fato inédito na história que dá a essa operação um caráter transnacional.

Nos últimos dez anos, o grupo registrou dezenas de empresas importadoras, conhecidas como tradings, além de “distribuidoras’’ que intermediavam as operações para ocultar e “blindar’’ o real importador (cliente do grupo) e realizar uma expressiva redução fraudulenta de tributos. Uma dessas tradings foi citada no relatório final da CPI da Pirataria do Congresso.

O esquema permitiu a importação de aparelhos eletrônicos, equipamentos de informática e telecomunicações, pneus, equipamentos de ortopedia e luvas cirúrgicas, frutas, embalagens plásticas, tecidos e vestuários, pilhas e baterias, carros e motos, vitaminas e complementos alimentares, produtos de perfumaria, entre outros. Os principais clientes estão localizados no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. Entre as 24 empresas que receberiam mercadorias do esquema, estão o Shoptime (canal de TV e site de venda de produtos), a Via Veneto (que vende roupas) e a Sil Informática.

Fonte: Folha de Pernambuco