Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Mais 250 mil carros nas ruas

29 de janeiro de 2015

Na próxima segunda-feira acabam as férias escolares e, com elas, a calmaria no trânsito do Recife vivenciada pelos motoristas. Mais uma vez, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) planeja uma série de ações para tentar minimizar o impacto do retorno de aproximadamente 250 mil carros às ruas da capital – um pouco mais de 30% da frota registrada no Recife, atualmente de 700 mil veículos. É a Operação Volta às Aulas, que chegará a 25 escolas particulares na segunda e a 25 escolas municipais na quinta-feira, quando o ano letivo é retomado na rede pública de ensino.

A campanha vai ser realizada até o dia 15 de março, com atividades sobre respeito, segurança e gentileza no trânsito. Paralelamente à campanha educativa, a CTTU vai intensificar o trabalho de operação e fiscalização de trânsito nos principais corredores viários da cidade. Oito grandes avenidas, que têm papel fundamental na circulação, serão monitoradas no período. São elas: Avenidas Rui Barbosa, Rosa e Silva, 17 de Agosto, Norte e Estrada do Arraial (Zona Norte), João de Barros (área central), Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar (Zona Sul). Até o fim de março a Companhia também estará reforçando a sinalização de 50 faixas de pedestres localizadas no entorno de escolas, priorizando as áreas com maior volume de veículos e de pedestres.

O primeiro corredor a receber a iniciativa será a Avenida Rui Barbosa, onde estão localizadas quatro grandes unidades educacionais e por onde circulam, diariamente, cerca de 25 mil veículos. A campanha vai promover a apresentação de uma peça de teatro infantil com o tema "Só com respeito, atenção e gentileza se faz um trânsito melhor" e um game show interativo, com o qual as crianças vão aprender sobre convivência segura e harmoniosa no trânsito.

A grande novidade deste ano é a criação do personagem Amarelinho, que faz referência aos orientadores de trânsito introduzidos na cidade há pouco mais de um ano. Ele passará a integrar a Trupe Educa Trânsito com os personagens Faixa Amiga, Zé Legal, Plaquita, Super Semáforo e Trombada, conhecidos pela população por realizar atividades lúdicas e educativas nas escolas e nas principais vias da cidade.

Chefe de Educação para o Trânsito da CTTU, Francisco Irineu defende a importância da campanha educativa, principalmente por ela ser focada nas crianças, mas ressalta que a civilidade ao volante é algo que as pessoas devem levar consigo ao entrar num carro. "Precisamos da ajuda da população, dos pais e mães. Não temos como estar em todos os lugares, fiscalizando todas as irregularidades. Por isso, os motoristas precisam exercer ao volante o que aprenderam ao tirar a habilitação. Precisamos ser gentis no trânsito", pede. Mas nem só de educação será feita a campanha de Volta às Aulas da CTTU. Um reforço de 30 agentes de trânsito estará nos principais corredores viários fiscalizando a circulação e autuando os motoristas imprudentes.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco