Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Lula e os 27 estados

6 de março de 2007

 

Em tese, uma reunião do presidente da República com os 27 governadores deveria resultar num pacto político que aperfeiçoasse os mecanismos de governabilidade, racionalizasse a aplicação dos recursos públicos e melhorasse a situação financeira dos estados, que em sua grande maioria estão sem capacidade de endividamento e de pires na mão, em Brasília, pelo menos uma vez a cada 30 dias, atrás de dinheiro para fazer algum tipo de investimento. Não é isso, todavia, o que está sendo aguardado da reunião de hoje porque o ministro Guido Mantega já declarou que não há mais o que negociar com os estados.

Se é assim, qual é a finalidade desse encontro? Como se sabe, há algumas unidades da federação literalmente quebradas como é o caso do Rio Grande do Sul e de Alagoas, e uma reunião como a de hoje é a oportunidade que os seus governadores têm para pedir socorro à União. É certo que os precedentes não são muito animadores tanto da era FHC como também do período Lula. Fez-se algumas reuniões com todos os governadores mas os resultados práticos ficaram muito aquém do que era esperado.

Quem poderá fazer a diferença no encontro de hoje são os tucanos José Serra e Aécio Neves, ambos “presidenciáveis” e governadores de estados importantes. Pelo peso político que representam é improvável que o presidente da República não os ouça, pois, caso contrário, a reunião terá sido improdutiva.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco