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Linha Sul do metrô amplia integração
15 de abril de 2013Quase um ano depois de ter a construção concluída e ficar fechado à espera de inauguração, o Terminal Integrado Tancredo Neves, um dos maiores do Sistema Estrutural Integrado (SEI), será inaugurado, hoje, às 9h, pelo governo do Estado. O TI faz integração com a Linha Sul do metrô do Recife e fica localizado na Imbiribeira, Zona Sul da cidade. A operação só começará, de fato, no próximo sábado, mas a inauguração era esperada pelos passageiros desde que o terminal foi concluído, no primeiro semestre de 2012. O novo TI facilitará a integração da região com o Centro da capital, as Zonas Oeste e Norte do Recife e da Região Metropolitana, seja por ônibus ou metrô.
O TI tem construção arrojada. A capacidade operacional comprova: serão 25 linhas de ônibus, operadas por 196 coletivos, que transportarão, inicialmente, 64 mil passageiros em 2.109 viagens por dia, além do serviço oferecido pela Linha Sul do metrô, que também integra com a Linha Centro do sistema. Desse total, 16 linhas serão alimentadoras (transportando os usuários do subúrbio para o terminal), uma circular (para atender os usuários de Boa Viagem) e quatro transversais, com ligações entre os bairros de Dois Irmãos, Ibura, Ipsep, Alto Dois Carneiros e Cohab (UR-11). Uma linha interterminal fará a ligação com o TI Aeroporto e uma outra perimetral com o TI Macaxeira. Mais três linhas troncais – sendo uma do metrô – levarão os passageiros do TI Tancredo Neves ao Centro do Recife e ao Instituto de Medicina Integral (Imip).
As 25 linhas de ônibus irão operar com a tarifa de R$ 2,25 (anel A) e intervalos, nos dias úteis, que variam entre cinco e 20 minutos. O custo de construção da unidade foi de R$ 8,6 milhões. A área tem 3,2 mil m² e está localizada num terreno de 14 mil m². Tem lanchonete, banheiros, central de atendimento ao cliente, rampas de acesso, escadas fixa e rolante, elevador, piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual) e mecanismos antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões. Uma novidade é o bicicletário e vagas de estacionamento para carros e motos.
O atraso de quase um ano ocorreu por causa da quantidade insuficiente de trens do metrô para receber os passageiros do TI. Ainda no ano passado, o governador Eduardo Campos confirmou que, embora a unidade estivesse pronta, iria esperar a chegada das novas composições da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para iniciar o funcionamento. No mês passado, dois novos trens entraram em operação na Linha Sul, permitindo a abertura do TI.
Outro terminal, o de Cajueiro Seco, também integrado ao metrô e localizado em Jaboatão dos Guararapes, permaneceu quase um ano concluído e fechado, à espera de trens do sistema metroviário. Teve sua operação iniciada apenas em janeiro último.
Fonte: Jornal do Commercio
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