Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Jarbas descarta flexibilização

6 de março de 2008

O senador pernambucano Jarbas Vasconcelos (PMDB) afirmou ontem, no Senado, que não acredita que o Governo Federal vá reduzir o peso dos impostos sobre os contribuintes após o Congresso Nacional aprovar a proposta de Reforma Tributária. A promessa de redução da carga tributária foi feita, na semana passada, pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. “Qual o crédito que esta administração pode ter na sua relação com a oposição? Na minha opinião, nenhum. O governo é incidente e reincidente em não cumprir o pactuado”, criticou.

O senador não acredita numa reforma na qual ninguém perde. “Um conhecido economista norte-americano disse, certa vez, que não existe almoço grátis. Plagiando esse especialista, afirmo que não existe reforma sem perdedores”, destacou.

Na opinião do senador, a União reúne maiores condições de abrir mão de alguma coisa. “Pelos resultados econômicos anunciados pelo próprio governo e pelas dificuldades recorrentes dos governos estaduais e municipais”, disse. Ele ressaltou, ainda, a excessiva carga tributária que hoje incide sobre os contribuintes.

Ele lembrou que, em 2003, Lula prometeu encaminhar a Reforma Tributária, mas não cumpriu com o acordo. “Não dá para acreditar que a redução da carga tributária ocorrerá após a aprovação da reforma. Isso é brincadeira de mau gosto, é abusar da boa vontade da oposição; é um verdadeiro acinte. O governo não tem crédito político e, para esse tipo de operação, não adianta recorrer aos cartões corporativos”, afirmou Jarbas Vasconcelos.

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco