Marca SINDIFISCO Sindicato dos Auditores Fiscais e Julgadores Tributários de Pernambuco

Notícias

Já choveu 24% do esperado para junho

6 de junho de 2013
Um dia após o alerta da Defesa Civil para a possibilidade de intensa precipitação no Recife e Região Metropolitana, os problemas se repetiram. Choveu 48 milímetros, das 16h de terça-feira até as 9h de ontem, na capital pernambucana. O volume ficou dentro da média prevista pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac). Os transtornos não se compararam aos do dia 17 de maio, quando choveu mais de 100 milímetros. Com a precipitação de ontem, já são 24% do total esperado para junho.

Desde o bairro do Rosarinho até a Encruzilhada, na Zona Norte, várias ruas ficaram tomadas pela água, que não tinha para onde escoar. Nas Ruas 48 e Conselheiro Portela, no Espinheiro, os transtornos foram maiores. Semáforos não funcionavam e o trânsito ficou complicado. No bairro da Várzea, Zona Oeste, os veículos não conseguiam atravessar. Apenas os ônibus se arriscavam. A Rua Imperial, no bairro de São José, Centro, e a Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, Zona Sul, também ficaram intransitáveis. Na Avenida Cruz Cabugá, área central, uma árvore caiu e danificou a grade de proteção do Parque 13 de Maio.

 
Na Mangabeira, Zona Norte, uma barreira deslizou, destruindo parte da casa da diarista Vera Lúcia dos Santos, 47 anos. Segundo os moradores da localidade, há duas semanas equipes da Codecir colocaram lonas na área, mas não adiantou.
 
"Eles mandaram a gente ir embora daqui, mas eu não vou deixar a minha casa, pois não tenho condições de alugar um outro lugar", afirmou Vera Lúcia, emocionada. Ainda segundo ela, não foi a primeira vez que o incidente aconteceu. O risco de uma tragédia já a fez mandar o filho, de 10 anos, viver na casa de uma vizinha. "Ele passa o dia e a noite por lá. Não confio deixá-lo aqui."
 
A diarista informou já ter solicitado à prefeitura a construção de um muro de arrimo no local, mas a obra não pôde ser feita, porque, segundo ela, faltou verba. "Minha esperança é que Jesus toque o coração das autoridades para que façam alguma coisa por nós."
 
De acordo com o meteorologista da Apac Daniel Targa, as chuvas de ontem foram provocadas por perturbações nos ventos alísios. No fenômeno, várias nuvens se formam no oceano e seguem em direção à costa, onde as chuvas ocorrem. Ainda de acordo com o meteorologista, a previsão para hoje é de pancadas de chuva durante a madrugada e início da manhã. O sol aparece, entre nuvens, à tarde. 

Fonte: Jornal do Commercio

Notícias