Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias

IPVA de 2008 terá queda de 2,77% no estado

28 de dezembro de 2007

 

O gerente de IPVA da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Júlio Lóssio, confirmou a inédita redução. A tabela com os novos valores foi publicada no Diário Oficial de ontem. A Sefaz utiliza a pesquisa de preços da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para atualizar o imposto.

“Os veículos novos se desvalorizam mais de um ano para outro. E como estamos tendo nos últimos anos recordes de venda, existe essa redução na média”, explicou Júlio Lóssio. Segundo ele, em média, o valor do imposto para os veículos fabricados em 2006 caiu 5,66%. Para os do ano de 2005, a queda foi de 4,50%. Uma das maiores reduções foi o do IPVA do Corsa Classic Super ano 2006. Os proprietários desse modelo pagarão R$ 598,90 em 2008. Uma diminuição de 10,23%. Em 2007, eles precisaram desembolsar R$ 667,12. Outras quedas significativas tiveram o Uno Mille (ano 2006) e o Palio. O valor do imposto foi reduzido em 5,64% e 7,67%, respectivamente.

O carro com maior IPVA no estado é uma Ferrari 550 Maranelo, de 1998, avaliada em R$ 506 mil. O feliz proprietário pagará R$ 12.668,12. Motos e similares com mais de 15 anos de fabricação pagarão o valor único de R$ 25,86 pelo IPVA. Para os demais veículos com a mesma idade, o imposto será de R$ 43,10. Nos dois casos, houve um aumento de 4,1% em relação a 2007. Quem desejar pode começar a pagar o IPVA (e as outras taxas do licenciamento obrigatório, como o DPVAT) já na próxima quarta-feira. Basta acessar o site do Detran (www.detran.pe.gov.br) e fornecer a placa do veículo.

Os que não têm tanta pressa podem esperar pelos carnês, que começam a ser entregues em 15 de janeiro. Donos de carros com placas terminadas em 1 ou 2 têm até o dia 15 de fevereiro para quitar a cota única com 5% de desconto ou a primeira das três parcelas (se a opção for o pagamento parcelado). “O parcelamento só pode ser feito se o valor total do imposto for maior que R$ 100”, lembrou Júlio Lóssio. O vencimento das placas com finais 3 e 4 será em 18 de março. Para os finais 5 e 6, o pagamento deve ser feito até 15 de abril. Já os veículos com placas terminadas em 7 e 8 têm prazo final em 15 de maio. E o vencimento das placas 9 e 0 acontece em 17 de junho.

A frota total do estado é de 1,25 milhão de veículos. A cobrança do IPVA fica restrita a 1,1 milhão. A diferença está nos carros isentos, como os táxis. Em 2007, o estado deve arrecadar R$ 280 milhões com o IPVA. A expectativa para o próximo ano é chegar a R$ 325 milhões (aumento de 16,07%). Júlio Lóssio lembrou ainda que o governo aprovou uma lei determinando que as dívidas com o imposto geradas até 31 de dezembro de 2006 poderão ser parceladas em até 10 vezes. Falta sair o decreto com as datas. Segundo Lóssio, existem hoje cerca de 8 mil contribuintes inscritos na dívida ativa por dívidas com o IPVA.

Fonte: Diário de Pernambuco

Notícias