Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Investimento fortalece pólo no estado

13 de julho de 2006

 

Um pólo metal-mecânico-naval deve se desenvolver em Pernambuco, na esteira do projeto de construção do estaleiro Atlântico Sul, em Suape. A expectativa do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do estado (Simmepe) é que pelo menos 30% das peças e componentes para a construção dos navios possam ser fornecidos pelas empresas locais.

“Realizamos um estudo em parceria com a Fiepe (Federação das Indústrias de Pernambuco), onde identificamos a situação do pólo metal-mecânico e estamos levantando as demandas de investimentos para as empresas se adequarem e se tornarem fornecedoras”, destaca o vice-presidente do Simmepe, Sebastião Pontes Filho. De acordo com o empresário, várias empresas estão realizando investimentos em suas plantas industriais para não deixar de embarcar no empreendimento.

Com 20 anos de atuação no mercado de refrigeração, a Polifrio deve investir R$ 1 milhão em maquinário para se habilitar como fornecedor do estaleiro. A empresa, que tem unidade em Abreu e Lima e gera 150 empregos diretos, fabrica todo o conjunto de câmaras frigoríficas para empresas dos mercado do Norte e Nordeste. “Os navios têm cozinhas e vão precisar de equipamentos de refrigeração”, frisa Pontes filho, que também preside a Polifrio.

A Máquinas Piratininga também está se preparando para atuar como fornecedora do estaleiro e da Refinaria Abreu e Lima. A companhia, com fábrica em Jaboatão dos Guararapes, está aportando R$ 3,5 milhões em seu parque fabril para ampliar em 16,6% a produção anual da planta, que deve chegar a 7 mil toneladas de peças. O presidente da Piratininga, Francisco Gonçalez, diz que um cliente como o Atlântico Sul poderá maximizar em até 20% o faturamento da empresa entre os anos de 2007 e 2008.

Na avaliação do secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Alexandre Valença, o momento é de integração com as empresas do pólo metal-mecânico do estado e de atração de outras companhias que irão garantir fôlego a criação de um pólo naval. “Hoje (ontem) demos inícioa uma série de visitas a empresas que podem se tornar fornecedoras do estaleiro”, adianta o secretário, revelando apenas que se trata de uma companhia de Niterói.

Valença lembra, ainda, a criação do Prominp – programa de incentivos fiscais do governo do estado que vai garantir ICMS para empresas do setor e fornecedores do estaleiro.

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco