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Internet seduz mais compradores

26 de agosto de 2014

O consumidor brasileiro tem apostado cada vez mais em compras via internet. É o que dizem dados da empresa E-bit, responsável por avaliar o crescimento do e-commerce na América Latina. Em 2013, o setor movimentou R$ 28,8 bilhões. Já no primeiro semestre deste ano, o faturamento atingiu a marca de R$ 16,06 bilhões e trouxe 5,5 milhões de novos compradores. Até o final do ano, é esperado que o número de vendas supere em 21% os valores de 2013, alcançando o valor de R$ 34,9 bilhões. Entre os principais produtos procurados estão os eletrônicos e artigos de informática, além de eletrodomésticos e itens de vestuário. 

De acordo com o professor de economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) José Carlos Cavalcanti, o boom vivido pelo comércio eletrônico pode ser explicado graças à quantidade de oferta e informação que circulam na rede. “Na internet, é possível encontrar uma grande variedade de produtos já avaliados por outros consumidores, que denunciam se a compra vale à pena e se os artigos são de qualidade, conferindo segurança aos futuros compradores”, explica. 

A faixa de preço encontrada na internet, geralmente abaixo do mercado tradicional, assim como as facilidades oferecidas (como a gratuidade do frete) também aparecem como atrativo para o consumidor. “Qualquer pessoa com um celular e um cartão de crédito em mãos pode efetuar uma compra online. Significa dizer que mesmo as classes C e D estão incluídas neste mercado, que nem sempre as abraça com produtos de mesma qualidade em lojas físicas”, diz Cavalcanti.

O designer Tiago de Assis, 27, usa a internet para adquirir principalmente eletrônicos, filmes e artigos esportivos de hockey. “Considero o processo seguro. Costumo acompanhar o percurso dos produtos através do rastreamento dos Correios. Já tive, sim, problemas em fornecer meus dados em um site, mas consegui resolver o problema logo em seguida”, relata. Em relação aos preços, o designer confirma estar abaixo da média das lojas físicas. “Já vi diferenças de mais de R$ 300 de preço em um videogame”, comenta. 

E a segurança?

Veja dicas de como ser bem sucedido e não ter problemas no e-commerce.

– Procure comprar em lojas conhecidas ou indicadas por amigos e parentes.
– Conheça a política de privacidade da empresa e esteja atento às formas de pagamento, prazos de entrega e possibilidade de troca e devolução de produtos.
– Prefira empresas que aceitem plataformas de pagamento garantido via internet, como Bcash e PagSeguro. Evite pagamentos emboletos ou depósitos bancários.
– Esteja atento a ofertas milagrosas, principalmente de eletrônicos e produtos de informática podem esconder falsificação, roubo e sonegação de impostos.
– Salve ou imprima todos os passos da compra, inclusive e-mails de confirmação.

Fonte: Diario de Pernambuco

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