Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

INSS suspenderá 100 mil benefícios

 

SÃO PAULO – Cerca de 100 mil aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devem ter o benefício suspenso na folha de pagamento deste mês, paga nos primeiros dias de abril. A estimativa foi feita pelo ministro da Previdência Social, Nelson Machado, ressaltando que esses beneficiários poderiam ter atualizado os dados de novembro de 2005 até fevereiro para evitar a suspensão.

“Os números convergem para 10% do volume dos convocados. Mas não dá para saber quantos são de quem preferiu se recadastrar mais tarde e quantos são de mal-intencionados”, comentou Machado, referindo-se aos benefícios irregulares. Uma das formas comuns de fraude é praticada por parentes ou procuradores legais de beneficiários mortos, que continuam a sacar a renda mensal com o cartão do banco.

O edital com a lista dos benefícios suspensos será publicado na próxima segunda-feira com o nome dos aposentados e pensionistas que ficarão sem renda.

Os convocados em outubro de 2005 poderão ir até maio aos bancos desbloquear o pagamento. Depois disso, só poderão fazê-lo nos postos da Previdência Social.

Os bancos têm dez dias úteis para enviar os dados ao Ministério da Previdência Social. Depois de receber as informações dessas instituições, o órgão vai liberar o pagamento em até três dias úteis. O melhor a fazer é se recadastrar o mais rápido possível, para agilizar a liberação. Mesmo que o nome conste no edital, que será fechado no final desta semana, pode ser que o benefício seja desbloqueado antes do dia de pagamento, em abril.

É importante guardar o comprovante recebido no banco, que prova a atualização dos dados no censo, por causa da demora no envio das informações dos bancos para o ministério, que pode causar confusão nas datas.

Ao todo, foram chamados 2,4 milhões de beneficiários do INSS na primeira etapa do recadastramento. Em outubro do ano passado, o primeiro mês de convocação, 974 mil receberam os avisos nos bancos que pagam benefícios. No dia 1º deste mês, começou a convocação para a segunda etapa do censo, que vai englobar 14,7 milhões de pessoas.


PROCESSOS
O INSS lidera o ranking das empresas privadas e órgãos públicos com o maior número de processos trabalhistas no TST (Tribunal Superior do Trabalho). A maioria dos processos questiona o valor dos benefícios pagos. Com 4.345 processos ativos no mês passado, o INSS ultrapassou o Banco do Brasil, que nos dois últimos anos aparecia como a instituição campeã em processos trabalhistas.

Mais Notícias da Fenafisco