Notícias da Fenafisco
INSS desconta, este mês, o imposto sobre o 13º salário
28 de abril de 2007
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) descontará, sobre 1,063 milhão de benefícios que começarão a ser pagos na próxima quarta-feira, o Imposto de Renda (IR) incidente sobre o 13º salário do ano passado. Serão atingidos os benefícios com valores acima de R$ 1.313,67.
De acordo com a assessoria de imprensa da Previdência, o desconto do IR sobre o abono anual de 2006, que deveria ter sido feito no último mês de dezembro, será realizado apenas nos benefícios pagos em maio porque, devido a problemas no processamento do 13º salário do ano passado, o desconto não foi computado na ocasião. Dessa forma, o INSS determinou que esse percentual incidirá sobre os benefícios de abril, que começarão a ser pagos na próxima semana.
Por meio de nota oficial do Instituto Nacional de Seguro Social, o diretor de Benefícios do INSS, Benedito Brunca, explicou que os segurados que terão descontos em seus benefícios estão sendo avisados por cartas.
Ainda de acordo com o diretor, os benefícios que foram cessados por morte do titular terão o valor descontado da pensão. Entretanto, o procedimento muda para aqueles segurados que são titulares de benefícios cessados por outros motivos.
Esses terão que fazer o recolhimento do valor indicado na correspondência que receberão do Instituto Nacional de Seguro Social por meio da Guia da Previdência Social (GPS). O prazo para o procedimento vai até o dia 31 de maio.
O código a ser colocado na GPS é o 9008. Após o segurado realizar o recolhimento em um posto do INSS, os titulares de benefícios cessados devem enviar uma cópia da Guia à Previdência Social.
Fonte: Jornal do Commercio
Mais Notícias da Fenafisco
Comitê Gestor do IBS lança site oficial para reforma tributária
O CGIBS (Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços) lançou nesta quarta-feira (12) o seu site oficial. Segundo a […]
Governo destrava nomeação de auditores fiscais aprovados no CNU; veja datas
Após mais de um ano do primeiro CNU (Concurso Nacional Unificado), o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) divulgou, na […]
Remuneração dos juízes está fora dos limites e impacta credibilidade, diz novo presidente do TST
A remuneração dos magistrados está fora dos “limites de contenção” e impacta a credibilidade do Poder Judiciário no Brasil. Quem […]
Sob pressão, deputados retiram apoio à PEC da reforma administrativa
Desde que a PEC da Reforma Administrativa foi protocolada na Câmara dos Deputados, há pouco mais de duas semanas, quase […]