Notícias da Fenafisco

INSS começa a pagar segurado
3 de outubro de 2006
Os bancários de Pernambuco, que estão em greve desde a terça-feira da semana passada, montaram ontem um esquema de atendimento aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O pagamento dos aposentados e pensionistas começou a ser realizado ontem e segue até a próxima sexta-feira. Os benefícios puderam ser sacados nos terminais eletrônicos. Grevistas ou funcionários que trabalhavam orientavam os idosos com dificuldades de operar as máquinas, mas ainda assim, houve gente que não conseguiu receber a aposentadoria.
O movimento nas agências da Previdência foi maior. O INSS recebeu informações de segurados que não puderam sacar o benefício porque tiveram o pagamento bloqueado. São pessoas que não compareceram anteriormente à convocação do INSS para se recastrar. O prazo para participar do censo depende do número final do benefício. Aqueles titulares dos documentos terminados em 1 até 6 tiveram de abril até setembro para procurar uma agência bancária atualizar o cadastro no INSS. Desse grupo, quem não fez o censo está com o pagamento bloqueado.
Para voltar a receber, o segurado que teve o benefício suspenso deve procurar o banco onde recebe para resolver a pendência. Contudo, segundo informações da própria Previdência, a situação dos benefícios bloqueados só poderá ser regularizada após o término da paralisação dos bancários. O INSS diz ainda que vem convocando os segurados desde março deste ano.
Alan Patrício, secretário de imprensa do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, avisa que os grevistas ou gerentes dos bancos também estão procurando atender aos segurados que precisam desbloquear o pagamento em função do censo ou que tenham alguns problemas específicos. Se o aposentado for a uma agência que estiver completamente fachada, o recomendável é se dirigir a outra unidade da mesma instituição bancária com funcionários (entre grevistas ou quem não aderiu a greve) à disposição.
Em Pernambuco, a greve continua hoje e, às 15h, o comando nacional de greve tem nova rodada de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em São Paulo. Se não houver consenso ou avanço nas discussões, os bancários deverão continuar parados sem prazo para retorno. A categoria quer a reposição da inflação e mais um aumento real de 7%. Na semana passada, a Fenaban ofereceu um reajuste de 2%.
Segundo Patrício, o movimento aumentou ontem em Pernambuco. Em todo o Estado, a adesão ao movimento subiu de 73% para 76% das unidades bancárias. O movimento é menor nos bancos privados.
Fonte: Jornal do Commercio
Mais Notícias da Fenafisco

Fenafisco marca presença em 78º ENCAT
A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) esteve presente no 78º Encontro de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais […]

Entidades do Fisco realizam visita de cortesia ao 1º vice-presidente do Senado
Na tarde desta terça-feira (18/03), representantes da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), do Sindicato dos Auditores Fiscais […]

Fenafisco participa de Assembleia Geral do Fonacate sobre reajuste dos servidores
A Fenafisco, representada pelo diretor Celso Malhani, participou da primeira Assembleia Geral do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de […]

Fenafisco reafirma a importância da união entre as entidades da administração Tributária no CONSAT
A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), representada por seu presidente, Francelino Valença, juntamente com as entidades integrantes […]