Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Índice de reajuste para inativos sai amanhã

10 de abril de 2007

Os oito milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem mais de um salário mínimo vão saber, amanhã, o percentual de aumento nos seus benefícios. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga nesta quarta-feira, às 9h30, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), medidor da inflação usado para calcular o reajuste anual da categoria, correspondente ao período de 1° de abril de 2007 a 31 de março deste ano. O anúncio acontece no mesmo dia em que o Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical se reúne no Ministério da Previdência para discutir a proposta do governo, que é aplicar somente o INPC na correção.

“Considerar apenas a variação desse índice vai totalmente de encontro ao nosso pleito, pois não corresponde a uma melhora no poder de compra dos segurados. Os impostos sociais aumentam a cada ano, as despesas com alimentação, medicamento e vestuário, também, e os inativos não estão recompondo suas perdas nem a curto, médio ou longo prazos. A idéia é que o reajuste acompanhe a política do salário mínimo. Se não houver um acordo satisfatório, podemos até partir para uma manifestação”, disse o presidente do Sindical Nacional dos Aposentados, João Batista Inocentini. O novo mínimo (R$ 380), que entrou em vigor este mês, teve um acréscimo de 8,57%. O INPC acumulado de 1° de março de 2006 ao fim de fevereiro deste ano ficou em 3,12%, de acordo com o IBGE. A estimativa é que o índice que será anunciado amanhã gire em torno desse mesmo percentual.

O ganho real dado a quem recebe um salário mínimo alcançou 5%. Após a divulgação do INPC, quase um milhão de segurados poderão atingir os R$ 380.

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco