Índice de reajuste para inativos sai amanhã

10 de abril de 2007

Os oito milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem mais de um salário mínimo vão saber, amanhã, o percentual de aumento nos seus benefícios. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga nesta quarta-feira, às 9h30, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), medidor da inflação usado para calcular o reajuste anual da categoria, correspondente ao período de 1° de abril de 2007 a 31 de março deste ano. O anúncio acontece no mesmo dia em que o Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical se reúne no Ministério da Previdência para discutir a proposta do governo, que é aplicar somente o INPC na correção.

“Considerar apenas a variação desse índice vai totalmente de encontro ao nosso pleito, pois não corresponde a uma melhora no poder de compra dos segurados. Os impostos sociais aumentam a cada ano, as despesas com alimentação, medicamento e vestuário, também, e os inativos não estão recompondo suas perdas nem a curto, médio ou longo prazos. A idéia é que o reajuste acompanhe a política do salário mínimo. Se não houver um acordo satisfatório, podemos até partir para uma manifestação”, disse o presidente do Sindical Nacional dos Aposentados, João Batista Inocentini. O novo mínimo (R$ 380), que entrou em vigor este mês, teve um acréscimo de 8,57%. O INPC acumulado de 1° de março de 2006 ao fim de fevereiro deste ano ficou em 3,12%, de acordo com o IBGE. A estimativa é que o índice que será anunciado amanhã gire em torno desse mesmo percentual.

O ganho real dado a quem recebe um salário mínimo alcançou 5%. Após a divulgação do INPC, quase um milhão de segurados poderão atingir os R$ 380.

Fonte: Folha de Pernambuco