Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Incentivos fiscais para obra são regulamentados

26 de agosto de 2006

 

As empresas de Pernambuco acabam de ganhar mais competitividade nas operações do pólo naval que será instalado em Pernambuco com a chegada do Estaleiro Atlântico Sul. O Governo do Estado publicou, ontem, a regulamentação da lei que institui benefícios fiscais do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações de venda e prestação de serviços para estaleiro, com o Programa de Desenvolvimento da Indústria Naval e de Mecânica Pesada Associada do Estado de Pernambuco (Prodinpe).

O decreto institui a insenção total do imposto na compra de matérias-primas e insumos – exceto energia elétrica e comunicação, na prestação de serviços para o estaleiro – e na saída das embarcações prontas e de peças de reparo dos navios. A nova regulamentação inclui ainda a postergação do pagamento de ICMS para a compra de equipamentos que façam parte do ativo fixo do estaleiro. O imposto sobre esse ativo só será cobrado no caso de venda do equipamento.

De acordo com o gerente de Legislação e Orientação Tributária da Secretaria da Fazenda, Fred Amâncio, as maiores beneficiadas pela medida são as empresas pernambucanas. “Para o estaleiro, a carga tributária nas compras realizadas dentro de Pernambuco será mais atrativa”, afirmou.

O presidente do Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco (Simmepe), Sebastião Pontes, destacou a vantagem para as empresas pernambucanas. “Para comprar de fora do Estado, o estaleiro vai pagar cerca de 7% de ICMS. Com a lei, saímos na frente na disputa”, enfatizou.

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco