Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Ibope e Datafolha dão Dilma na frente

3 de outubro de 2014

As pesquisas Ibope e Datafolha, também divulgadas ontem, registram a ampliação da liderança da candidata Dilma Rousseff (PT) na disputa pela Presidência. Os dados mostram, porém, que ela ainda não venceria no primeiro turno, situação em que seria necessário obter 50% mais um dos votos válidos. Até o momento, de acordo com o Ibope, Dilma tem 47% dos votos válidos (excluindo os brancos e nulos e aqueles dos eleitores indecisos). Já o Datafolha calcula que a petista detém 45% dos votos válidos. Marina tem 28%, pelo Ibope, e 27% pelo Datafolha. Aécio tem, respectivamente, 22% e 24%.

Além de registrarem um mesmo índice de intenção de votos para Dilma (40%), os dois levantamentos mostram que caiu a diferença de votos entre os principais adversários da petista, Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB). O Ibope chega a registrar empate técnico entre os dois. Pelo instituto, Dilma atinge 40%, enquanto Marina tem 24% e Aécio, 19%. Já no Datafolha, Dilma também tem 40%, Marina, 25%, e Aécio, 21%. A quantidade de votos brancos e nulos é de 8%, segundo o Ibope, e 5%, para o Datafolha. O percentual de eleitores que não sabem ou preferiram não responder é de, respectivamente, 7% e 5%.

SEGUNDO TURNO

Na simulação de segundo turno, o Ibope diz que Dilma venceria Marina de 43% a 36%, e também ganharia de Aécio, por 46% contra 33%. O Datafolha, por sua vez, registra que Dilma ganharia de Marina ou de Aécio num mesmo patamar, de 48% a 41%.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 205 municípios brasileiros, entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro, e o Instituto Datafolha entrevistou 12.022 eleitores em 433 municípios do País, entre 1 e 2 de outubro.

A margem de erro de ambas as pesquisas é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco