IBGE vai contratar 1.409

22 de janeiro de 2016

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou ontem o edital para contratação de 1.409 profissionais temporários que vão trabalhar no Censo Agropecuário 2016. O edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Os 1.409 postos de trabalho serão distribuídos da seguinte forma: 223 vagas para a função de Analista Censitário (AC), distribuídas nas capitais dos 26 Estados e no Distrito Federal, 700 vagas para a função de Agente Censitário Administrativo (ACA), distribuídas nas capitais dos 26 Estados e no Distrito Federal, e, 486 vagas para função de Agente Censitário Regional (ACR), em 459 municípios, distribuídos em 24 Estados.

A inscrição deverá ser efetuada somente via internet, no período de 26 de janeiro a 22 de fevereiro, na página da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br). Taxa de inscrição é de R$ 35 para Agente Censitário Administrativo, R$ 50 para a função de Agente Censitário Regional e R$ 120,00 para a função de Analista Censitário. As provas objetivas estão previstas para 22 de maio, com duração de 4 horas, das 13h às 17h (considerando o horário de Brasília/DF). Mais informações podem ser obtidas no site do Diário Oficial da União.

Os salários variam entre R$ 7.166 para analista censitário, R$ 3 mil para agente censitário regional e R$ 1.560 para agente censitário. O contrato está previsto inicialmente para 31 meses, no caso dos analistas censitários, 22 meses para agente censitário administrativo e 16 meses para o agente censitário regional. Porém, nos três primeiros e três últimos meses, haverá uma avaliação do profissional para renovação, bem como avaliações intermediárias a cada 90 dias ou mensalmente.

As áreas de atuação para analista são em análise de sistemas/desenvolvimento de aplicações, análise de sistemas/desenvolvimento de aplicações mobile, análise de sistemas/suporte à comunicação e à rede, análise de sistemas/suporte operacional, análise socioeconômica, auditoria, biblioteconomia e documentação, ciências contábeis, design instrucional, engenharia agronômica, engenharia cartográfica, gestão e infraestrutura, jornalismo, logística, métodos quantitativos, produção gráfica/editorial, programação visual, recursos humanos, relações internacionais, relações públicas e webdesign. Para os cargos de agente censitário administrativo e agente censitário regional, os candidatos devem ter concluído o ensino médio.

O IBGE foi autorizado pelo O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) a contratar até 82.203 profissionais para atuar no Censo Agropecuário 2016. A distribuição de vagas inclui ainda, para além da seleção anunciada hoje, outras 5.500 vagas para agente censitário municipal, 12.540 para agente censitário supervisor, 174 vagas para agente censitário informativo e 62.400 para e recenseador. Não foram informados, entretanto, datas para essas seleções ou valores dos salários para os cargos descritos.