Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Greve chapa branca (Coluna JC Negócios)

30 de maio de 2006

 

Somos o País da greve chapa branca. A partir de hoje estamos com greves de servidores em pelos menos 10 instituições do serviço público federal. Temos greves há 29 dias no Incra e Receita Federal, 26 no Ibama e 24 na Funai. Teremos greve, a partir de hoje, no INSS e quinta-feira no Ministério da Agricultura. Temos greves ainda na Justiça Eleitoral, Justiça do Trabalho e Justiça Federal. Amanhã, os servidores públicos federais vão parar em todo o País.

A nível estadual temos uma greve dos agentes penitenciários do Estado, além de uma greve parcial dos servidores do município de Paulista e dos servidores da PCR, que têm reunião de negociação amanhã, podendo, também, entrar em greve. Não temos greve de empresa privada, apenas os trabalhadores da Volkswagen estão em processo de greve. A greve chapa branca não gera mais notícia.

O servidor público, como qualquer outro, tem o direto de pleitear e pressionar por melhores salários. Aliás, deve. O que parece não ter mais sentido é o instrumento da greve por tempo indeterminado. Não funciona e acaba punindo a população. Especialmente a de baixa renda, que passa ver o movimento como uma forma oportunista de não trabalhar. Categorias como o INSS e fiscais da Anvisa perderam o apoio da população pelo excessivo tempo em que ficaram de braços cruzados. O que as lideranças parecem não ter percebido é que a sucessão de greves gerou no cidadão o pior dos sentimentos em relação à briga por melhores salários: a indiferença.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco