Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Greve ainda continua

3 de março de 2006

Em greve há trinta dias, os auditores da Secretaria da Fazenda dependem do anúncio da revisão geral dos salários para retomar as negociações com a administração fazendária. O grupo de servidores reivindica a reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV), além da equiparação salarial aos promotores públicos, procuradores e juízes. Um reajuste de 84% nos vencimentos. Na assembléia de ontem, a categoria decidiu manter a greve por tempo indeterminado e aguardar a reunião com a secretária Maria José Briano, marcada para próxima segunda-feira à noite.

 

  O presidente do Sindifisco, José Jorge Amaral, disse que a categoria não tem boa expectativa para a negociação. Segundo ele, os auditores têm uma questão específica que não vai ser resolvida com a revisão geral dos salários, cujo percentual está sendo fechado pelo governo. Amaral destacou que a lei eleitoral determina o prazo até o próximo dia 4 de abril para a aprovação de qualquer aumento salarial. Em sua avaliação, não há tempo hábil para o governo enviar à Assembléia e aprovar projeto de lei no prazo legal.

 

  Em relação aos prejuízos da greve para a arrecadação do ICMS, o sindicalista disse que cabe ao governo fazer a avaliação das perdas para os cofres públicos com a greve que já dura trinta dias. “Não estamos preocupados com isso”, assinalou. A paralisação atinge os 23 postos fiscais e as agências da receita estadual (Ares). Para minimizar os prejuízos, o governo colocou policiais militares nos postos para recolher a primeira via da nota fiscal.

 

  Ontem, foi publicado no Diário Oficial a meta de arrecadação para o bimestre março e abril. São R$ 789,72 milhões de ICMS nos dois meses, valor em cima do qual é calculada a Gratificação de Atividade Fazendária (Graf). Para conceder o reajuste salarial ao conjunto dos servidores, o governo está contando com o incremento da receita de tributos. Por conta da greve dos auditores, ainda não foi divulgado pelo fisco os valores da arrecadação do ICMS nos meses de janeiro e fevereiro deste ano. 

Fonte: Diário de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco