Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Governadores à espera do Pacto Federativo

20 de maio de 2015

A redefinição de um novo Pacto Federativo. É com essa expectativa que o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), participa hoje, em Brasília, da reunião convocada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), com todos os governadores do país. “É importante que o Congresso Nacional, em especial o Senado Federal, debata questões fundamentais para a boa gestão dos estados. Sendo assim, um dos pontos mais importantes dessa reunião deve ser o Pacto Federativo”, avaliou o socialista.

 Ao apontar a necessidade de um debate mais aprofundado sobre o tema, Câmara considerou que, diante do momento pelo qual passa o país, não se deve passar para os estados responsabilidades que gerem custos, sem a indicação de recursos necessários. “As dificuldades enfrentadas por estados e municípios decorrem principalmente da concentração de receitas que tem ocorrido nos últimos 25 anos por parte da União”, destacou o governador.

O encontro de Renan com os governadores será realizado no Salão Negro do Congresso Nacional, a partir das 11h. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, parlamentares, líderes partidários e secretários dos estados também devem participar da reunião. 

A expectativa, de acordo com informações da assessoria do Senado, é de que se chegue a uma agenda que ajude os estados a destravar investimentos em áreas essenciais, desafio que envolve, inclusive, o reexame do atual Pacto Federativo. A questão da segurança pública também entrará na pauta do debate por ser considerado como um dos temas que mais incomoda a população.

Paulo Câmara viajou ontem à noite para Brasília, acompanhado dos secretários Danilo Cabral (Planejamento e Gestão) e Márcio Stefanni (Fazenda). Depois da reunião no Senado, o socialista participará, à tarde, de audiências com a representante do BID no Brasil, Daniela Carrera Marquis, e com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo.

Fonte: Diario de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco