Notícias da Fenafisco
Freio de arrumação nas feiras
22 de janeiro de 2013As feiras livres do Recife vão receber nova roupagem a partir de agora. O trabalho de reordenamento começou ontem, com uma operação durante todo o dia, no bairro de Beberibe, Zona Norte da capital. Equipes da Diretoria de Controle Urbano (Dircon), Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e da Limpeza Urbana retiraram todas as barracas, bancas e instalações irregulares no entorno do Mercado de Beberibe e da praça. A próxima ação, segundo a Dircon, será no entorno do Mercado de Água Fria, onde o cadastramento dos ambulantes já começou e a desobstrução das vias deve acontecer nas próximas semanas.
A operação de ontem, com o apoio da Polícia Militar, afastou da área os ambulantes instalados sem autorização, principalmente na Rua Uriel de Holanda, que há anos tinha o trânsito prejudicado pela ocupação do comércio irregular. O lixo deixado pelos vendedores era outro problema.
Por volta das 6h as equipes começaram a desmontar bancas, carroças e barracas. Alguns vendedores foram transferidos para o pátio do Mercado de Beberibe, que era usado como estacionamento. Pelo menos 156 comerciantes foram cadastrados na semana passada e vão ocupar a área. Mas nem todos se inscreveram.
Um deles foi Samuel Souza, que trabalha no bairro com a família há 10 anos. "Vamos ter que mudar para outro lugar. Alguns nem foram cadastrados. Foi tudo de surpresa", citou. "Cheguei aqui há 20 anos. Nunca tivemos problemas para trabalhar. O que vou fazer agora?", questionou. A prefeitura informou que todos foram avisados das mudanças.
Uma ponte, onde havia muitas barracas de forma ilegal, foi liberada para a passagem de pedestres. Ela serve como ligação para a Estrada do Caenga, via de acesso a Olinda, mas tinha sido tomada pelo comércio há anos.
"Não acredito que finalmente organizaram essa bagunça. O trânsito era muito ruim. Os ônibus nem passavam direito por causa das barracas e bancas", disse Silvania Lima, moradora do bairro. "Para passar a pé era um inferno."
Técnicos da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano estão fazendo um levantamento, para saber quem está trabalhando de forma irregular. Os ambulantes deverão ter a situação legalizada e ser relocados para o mesmo espaço dos já cadastrados.
Parte do material apreendido ontem foi levado para locais que os proprietários indicaram. O restante está no depósito da Dircon, em Santo Amaro, área central do Recife. A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano informou que haverá fiscalização diária, para evitar novas irregularidades na região.
O trabalho de reordenamento vai continuar em outros bairros. A próxima ação será no mesmo corredor de trânsito, no entorno do Mercado de Água Fria, onde o cadastramento já começou e a desobstrução das vias deve acontecer nas próximas semanas.
O local sofre com os mesmos problemas de Beberibe. São barracas montadas nas calçadas, ruas que foram simplesmente tomadas por bancas de feira. Locais onde os pedestres quase não conseguem circular.
Fonte: Jornal do Commercio
Mais Notícias da Fenafisco
Nota Pública: Fenafisco se posiciona contra a PEC 66/2023
A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital – Fenafisco vem a público expressar seu posicionamento contrário à Proposta de […]
Fenafisco debate impactos da PEC 66/2023 em reunião com a Pública
A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital – Fenafisco, representada pelo diretor parlamentar Celso Malhani, esteve presente na reunião […]
Prêmio Congresso em Foco 2024: Fenafisco participa da cerimônia de premiação
Os parlamentares que mais se destacaram no fortalecimento da democracia neste ano foram premiados pelo Congresso em Foco 2024, em […]
Fenafisco participa de Audiência Pública promovida pelo CAE
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado realizou uma audiência pública sobre o tema “Tecnologia e Inovação na Reforma […]