Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Fórum que vai debater a Previdência se reúne no dia 12

BRASÍLIA – O Fórum Nacional da Previdência Social, instituído pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) será instalado no próximo dia 12 de fevereiro, segundo informou o ministro da Previdência, Nelson Machado.

Com o objetivo de propor um modelo de reforma de longo prazo para a Previdência Social, o Fórum deverá discutir medidas de aperfeiçoamento e sustentabilidade dos regimes de previdência social e sua coordenação com as políticas de assistência social. O Fórum será composto por representantes dos trabalhadores, dos aposentados e pensionistas, dos empregadores e do governo.

Segundo o ministro, o grupo terá seis meses para apresentar suas considerações, que serão focadas em soluções e um modelo previdenciário para as próximas gerações, em 2030, 2040 e 2050.

Ele destacou que os diretos dos aposentados e pensionistas e de quem estiver prestes a se aposentar não serão alterados, mas reconheceu que a medidas discutidas no Fórum não deverão afetar os resultados da Previdência no curto prazo. “Para agora as contas já estão colocadas”, avaliou.

Mesmo depois de anunciar um déficit nominal de R$ 42,065 bilhões em 2006, menor do que os R$ 43 bilhões cogitados até mesmo pelo próprio governo ao longo do ano, o ministro preferiu não fazer previsões mais otimistas para o resultado da Previdência Social em 2007.

Mais Notícias da Fenafisco