Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Folia supera lei

19 de fevereiro de 2006

A tradição vence a legislação. Na terra do frevo e do maracatu, a maior parte dos foliões pode brincar os quatros dias sem se preocupar com o trabalho. Tirando os que se dedicam aos serviços essenciais, como por exemplo saúde, segurança e coordenação da festa, os demais pernambucanos estão livres para cair no passo. Mesmo sem o anúncio oficial do Palácio do Campo das Princesas, a Secretaria de Administração e Reforma do Estado já sinaliza para o tradicional feriado nos quatro dias de carnaval. O mesmo acontece nas prefeituras do Grande Recife e do interior do estado.

 

  Funcionária do estado há mais de 20 anos, Maria das Graças Batista diz que não aceitaria trabalhar no carnaval, nem mesmo que a legislação obrigasse. “Ainda bem que sou professora e fico livre. Começo a brincar na sexta-feira, quando saio no bloco da escola em que trabalho, e só paro na madrugada da quarta-feira de cinzas”, conta a professora.

 

  Já a cirurgiã-geral Luciana Siqueira, que trabalha em hospitais públicos e particulares no GrandeRecife, não terá folga. Vai dar plantão todos os dias. “Eu e meu marido gostamos demais de carnaval. Mas, na profissão que escolhi sei que as prioridades são outras. E quando estou operando esqueço completamente da folia que está acontecendo lá fora. Nem quero saber se é feriado ou não na cidade”, diz.

 

  De acordo com a diretora de Assuntos Trabalhistas da BRK Auditoria e Consultoria, Sofia Kaczurowski, há municípios que têm lei determinando que os quatro dias de folia são feriado. Nos que não têm a legislação, ela recomenda compreensão ao poder público e privado. “Na terra do carnaval, não dá para obrigar os funcionários a trabalharem todos os dias”, orienta.

Fonte: Diário de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco