Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Festival do jeans tem 5ª edição

21 de maio de 2006

 

O município de Toritama (170 km do Recife) está vestido de jeans para realizar a 5ªedição do Festival do Jeans, que tem início neste domingo e se estende até o próximo sábado, dia 27, no Parque de Feiras da cidade. Promovido pela Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit), o evento recebeu investimento de R$ 600 mil e espera receber um público de 300 mil pessoas nos sete dias de feira.

  O presidente da Acit, Edílson Tavares, diz que a expectativa é movimentar R$ 2 milhões em negócios entre as empresas de vestuário, fornecedores de insumos e máquinas, além das lavanderias. “A feira tem dois grandes objetivos. Um é a comercialização das peças num evento que representa uma espécie de segundo Natal para o setor. E o segundo é agregar conceito, design e moda ao nosso produto, demonstrando que Toritama não tem apenas preço, mas estilo”, observa.

  Tavares destaca que uma das novidades este ano é a Feira da Pronta Entrega. “Para atender ao consumidor, as empresas montaram estandes para vender os produtos das coleções desfiladas no evento. Serão 60 marcas mostrando a qualidade do jeans de Toritama, com comercialização voltada para o atacado e o varejo”, diz. Outra novidade nesta edição serão as roupas infantis na passarela.

  Além dos desfiles, o Festival do Jeans vai contar com 80 estandes numa área de 4 mil metros quadrados. Dentre os expositores estão empresas da cadeia produtiva têxtil, que irão apresentar tecidos, etiquetas, máquinas industriais, produtos químicos, dentre outros. “Esperamos receber consumidores de todo o Nordeste. Para isso organizamos 63 excursões, que irão trazer uma média de 3 mil clientes para o evento”, adianta Tavares.

  Segundo maior pólo produtor de jeans do Brasil, responsável por 15% da produção nacional, a pequena cidade de Toritama tem uma população de 25 mil habitantes e recebe uma média de 40 mil visitantes por semana que vêm fazer compras no município. O presidente da Acit diz que a cidade abriga cerca de 3 mil empresas, que são responsáveis por uma produção de 2 milhões de peças por mês. O município importa mão-de-obra para atuar na atividade.

  “Uma das dificuldades do setor é a informalidade, mas esse índice vem diminuindo. Uma empresa não consegue crescer, consolidar sua marca e agregar valor ao negócio se for clandestina”, pondera Tavares. De acordo com a Acit, há dois anos, 90% das empresas eram informais. Em 2005 essa taxa caiu para 50% e este ano está em 40%.

  Tavares adianta que este ano a Secretaria Estadual da Fazenda estará com um ponto de atendimento dentro do Festival do Jeans de Toritama para fazer uma ação educativa e preventiva com as empresas. O Parque das Feiras conta com uma média de 680 lojas e boxes de comercialização de jeans.

Fonte: Diário de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco