Festas cristãs (Coluna Diario Econômico)

18 de abril de 2006

Comércio e indústria só têm o que comemorar. Estima-se que as vendas na última semana foram em média superiores em 5% ao ano passado. Só as redes de supermercados importaram 1,2 mil toneladas de bacalhau, colocaram nas prateleiras cerca de 100 milhões de ovos de Páscoa e venderam praticamente tudo. Sem falar nos vinhos, cervejas e na cada vez mais presente indústria da diversão.

O consumo em função da Semana da Santa vem crescendo tanto que o período já é o segundo em importância para o mercado, perdendo apenas para o Natal. Significa que as festividades em torno do nascimento e da morte do Cristo – símbolo maior da simplicidade, do comedimento – são hoje campeãs do comércio relacionado com os prazeres mais perto da gula e da luxúria. Fiquemos, pois, com a Páscoa, como festa do renascimento, e com a esperança de que a carga tributária arrecadada com toda essa comercialização atinja sua finalidade. Não é pouca coisa. Somente sobre as vendas dos ovos de chocolate incidem cerca de 35% de tributos. Com as bebidaso rigor é maior. Mais da metade do que se paga por uma garrafa de vinho é para cobrir impostos. Transformar essa arrecadação em utilidade pública não seria apenas cristão, mas o cumprimento ao que se propõe: fazer retornar esses tributos sob forma de benefícios, sobretudo aos mais pobres.

Fonte: Diário de Pernambuco