Fenafisco prestigia solenidade de posse em Sergipe

O Sindicato do Fisco do Estado de Sergipe (Sindifisco-SE) realizou solenidade de posse da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal na última quarta-feira (10/1), em Aracajú, oportunidade em que reconduziu José Antônio dos Santos à presidência da entidade para o triênio de 2024/2026.

O presidente da Fenafisco, Francelino Valença, prestigiou a cerimônia, que contou com a presença de cerca de 200 sindicalizados e autoridades. Estiveram no evento a secretária de Estado da Transparência e Controle, Silvânia Lisboa; o superintendente Regional do Trabalho em Sergipe, José Cláudio Silva Barreto, mais conhecido como Caducha; o delegado adjunto da Receita Federal de Sergipe, André Ricardo; a deputada estadual, Linda Brasil; o ex-deputado estadual, Iran Barbosa; além do presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital Brasileiro (Fenafisco), Francelino das Chagas Valença Junior.

Além de parabenizar os membros do conselho Executivo e Fiscal empossados, Valença enalteceu o histórico de lutas do Sindifisco-SE no movimento sindical.

“Nós reconhecemos a luta, o trabalho árduo e as vitórias que o Sindifisco Segipe tem colecionado ao longo dos anos. A gestão passada trabalhou conosco na batalha em defesa de reforma tributária justa e solidária, uma reforma tributária que nós queríamos e queremos ainda. O resultado do trabalho do Sindifisco, somado aos esforços dos demais sindicatos da Fenafisco, nos permitiu mitigar vários pontos ruins da reforma. Do limão fizemos uma limonada. Desejamos que os próximos três anos sejam exitosos e de grandes realizações”, disse Valença.

Durante seu discurso, o presidente do Sindifisco-SE, José Antônio, destacou o crescimento na arrecadação do Estado, fruto do trabalho dos auditores e auditoras fiscais. “Foram 588 milhões a mais que 2022, o que significa 12% de aumento. Numa noite como essa eu só tenho a agradecer a presença dos auditores, auditoras, pensionistas, sindicalistas e autoridades que vieram prestigiar essa posse. Um dos grandes desafios para os próximos três anos é conduzir da melhor forma possível a tarefa que a categoria nos confiou”.

Segundo Márcio Santa Rosa, Diretor Financeiro e Administrativo do Sindifisco-SE e também diretor da Fenafisco, a disputa eleitoral foi bastante acirrada

Houve uma intensa disputa eleitoral, mas a categoria soube reconhecer o trabalho que realizamos ao longo dos últimos três anos, de sorte que nos deu quase 70% de vantagem em relação à outra chapa. Pretendemos dar respostas à categoria em relação à confiança depositada em nossas propostas, já registradas no último congresso que fizemos e que inclusive pontuamos junto à Sefaz”, explicou.

COMPOSIÇÃO

Cinco membros da diretoria executiva do Sindifisco/SE que tomaram posse na noite da última quarta-feira, 10, faziam parte da diretoria do triênio anterior (2020/2023): Zé Antônio, presidente; Márcio Santa Rosa, Diretor Financeiro e Administrativo; Solange Maria, na diretoria recém-criada, a Diretora de Igualdade de Gênero e Raça; Francisco Rezende, Diretor de Política Social e Estudos Técnicos; e na Diretoria dos Aposentados, José Dantas.

Além dos membros da diretoria que foram reconduzidos, novos cinco integrantes passaram a compor a Diretoria do Sindifisco/SE: Como Diretora Jurídica, Bruna Vieira Barbosa; como Secretário Geral, Ronaldo Antônio de Lima; no cargo de Diretor de Comunicação Sindical, Abílio Castanheira Antunes Batista; na Diretoria de Formação Sindical e Relações Intersindicais, João Nilson Oliveira; e no cargo de Diretor Adjunto dos Aposentados, Alfredo Castanheira Antunes Barista.