Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Fenafisco participa de Assembleia Geral do Fonacate

11 de agosto de 2022

Os diretores Celso Malhani e Francelino Valença, participaram na tarde desta quarta-feira (10), de Assembleia Geral realizada pelo Fonacate, oportunidade em que representantes da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp), Cristiano Heckert (diretor-presidente) e Sandiscleia Beni Gutierrez (gerente geral), esclareceram dúvidas relacionadas as vantagens e desvantagens de aderir ao regime de previdência complementar, em virtude da Medida Provisória (MP) 1.119/2022, que reabriu a janela de migração para os servidores federais até 30 de novembro de 2022.

Durante a reunião, Cristiano disse que a Fundação está bem estruturada e oferece mais vantagens aos servidores, como melhores condições do consignado e outras. Ele ainda informou que o servidor que tem dúvidas pode entrar em contato com a Funpresp e agendar uma conversa ou mesmo fazer a simulação e cálculos do benefício por meio do site https://www.funpresp.com.br/migracao-do-rpps-para-o-rpc/janela2022/.

O presidente do Fonacate, Rudinei Marques, ressaltou que servidores das diversas carreiras ainda têm dúvidas sobre optar ou não por essa migração e convidou Cristiano Heckert para participar de um webinar, que será realizado pelo Fonacate no próximo dia 24 de agosto, às 14h30, exclusivamente para debater esse tema. A transmissão será pelo canal do Fonacate no Youtube e pelas redes sociais das entidades afiliadas.

CONCURSOS

O Projeto de Projeto de Lei (PL) 252/2003, que estabelece novas regras para realização de concursos públicos, aprovado pela Câmara dos Deputados no começo de agosto, foi outo item da pauta. Para as entidades, o texto aprovado é bastante genérico, não consolida entendimentos jurisprudenciais e deixa aos entes federados a responsabilidade pela legislação sobre pontos polêmicos, como prazos procedimentais para impugnação de edital e apresentação de recursos.

De acordo com o vice-presidente do Fonacate e presidente da Anesp, Pedro Pontual, um dos pontos que merece atenção é a possibilidade de candidatos, ainda em processo de seleção, exercerem funções do cargo público de forma precária, para posterior nomeação. No entendimento majoritário, o Projeto peca justamente por deixar de fazer aquilo a que se propõe, ou seja, parametrizar a realização de concursos em todo o país, mas também por não avançar na promoção da diversidade no setor público, trazendo apenas referências genéricas.

A matéria será debatida agora no Senado Federal. Os principais pontos do texto aprovado serão formalizados em nota do Fonacate, que será enviada aos senadores, alertando que o projeto está muito aquém do necessário.

Mais Notícias da Fenafisco