Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Fazenda comemora equilíbrio das contas

29 de junho de 2006

 

Contas em ordem e metas da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) cumpridas, mesmo em ano eleitoral. Essa foi a mensagem deixada pela secretária da Fazenda, Maria José Briano, que detalhou ontem para os deputados da Comissão de Finanças da Alepe as contas públicas para o primeiro quadrimestre de 2006.

Estamos cumprindo todas as metas e vamos chegar ao final do ano com tudo da LRF em ordem. E isso para um ano especial, já que é final de gestão”, destacou a secretária. O Estado está gastando 52,66% com pessoal, enquanto o limite prudencial é de 57%. Essa diferença abre espaço para reduzir o déficit financeiro e aumentar a capacidade de investimento. A dívida pública também está em queda e, até abril de 2006, era de R$ 4,237 bilhões. “Conseguimos também reduzir o comprometimento com a dívida, que atualmente é de 11,3%”, afirmou Briano.

Apesar de toda a movimentação grevista dos auditores fiscais, que chegaram a fazer uma paralisação de 40 dias este ano, o ICMS está com desempenho excelente, crescimento real de 15% em relação ao mesmo período do ano passado. Para se ter uma idéia, o Fundo de Participação dos Estados (FPE) cresceu menos, cerca de 12%. A meta da Fazenda é chegar a 10% de crescimento de ICMS até o fim do ano. “Temos uma folha de pagamento que já consome R$ 300 milhões por mês, não é pouco. Não temos condições de avançar em mais salários agora. Pedimos a compreensão da classe para que voltem ao trabalho normal”, disse Briano, que também é auditora fiscal. Segundo ela, a direção da Sefaz já se reuniu 29 vezes com o sindicato da categoria desde o início da crise.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco