Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Fazenda aposta em 4% de expansão

5 de setembro de 2006

 

RIO DE JANEIRO – O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, comentou a revisão para baixo do crescimento econômico feita por analistas do mercado financeiro e afirmou que o PIB ainda pode chegar a uma expansão de 4% neste ano. A economia brasileira subiu apenas 0,5% no segundo trimestre em relação aos três primeiros meses deste ano, o que fez com que fossem levantadas dúvidas sobre a meta.

A projeção de analistas do mercado financeiro, que consta no boletim Focus, do Banco Central, caiu para um aumento do PIB (Produto Interno Bruto) de 3,2% em 2006, contra uma alta de 3,5% na previsão anterior. “O número exato vai ser fixado nos próximos dias, com tranqüilidade, mas não é impossível crescer 4%’’, afirmou. Ele lembrou que, a cada dois meses, o ministério é obrigado a mandar para o Congresso uma previsão do crescimento da economia.

Appy disse, porém, que o Brasil cresce a um ritmo distinto dos demais emergentes, o que só pode ser alcançado no longo prazo. “O Brasil fez um processo de estabilização distinto dos demais emergentes. Com muito menos crises no momento de estabilização, certamente no longo prazo a tendência é que o País volte a alcançar um ritmo de crescimento compatível com os demais países.’’

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco