Notícias da Fenafisco
Evento foi criado para unir governo e empresas
5 de julho de 2007Em todos esses 10 anos de existência do Prêmio ISS – Contribuinte Desenvolvimento, o Hipercard mantém-se na liderança do ranking das 50 empresas que mais recolheram o imposto. O desempenho do cartão de crédito é motivo de orgulho do seu criador, o presidente do Grupo JCPM e do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação João Carlos Paes Mendonça. “Pelo lado emotivo, fico feliz em ver que o Hipercard está na liderança desde o início do prêmio”, afirmou na noite da terça-feira o empresário durante a cerimônia de entrega da premiação.
Criado no início dos anos 80, como o cartão da rede de supermercados Bompreço, o Hipercard foi o primeiro cartão de loja a ser aceito em outros estabelecimentos. Também trouxe inovação ao mercado por não cobrar anuidade. Em 2004 passou a ser administrado pelo Unibanco e hoje possui mais de sete milhões de usuários nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Apesar dessa expansão no mercado nacional, João Carlos Paes Mendonça disse desejar que a administração do cartão permaneça no Recife. “Nossa esperança é que a sede do Hipercard continue aqui”, afirmou o empresário.
Como recordação do início de todo esse êxito, João Carlos Paes Mendonça ainda traz o cartão nº 1, que fez questão de mostrar ao público presente na premiação. Outra criação do presidente do Grupo JCPM que consta no ranking dos grandes contribuintes é a rede de supermercados Bompreço, que hoje pertence ao grupo Wal-Mart.
A experiência de empreendedor de sucesso levou João Carlos Paes Mendonça a imaginar uma premiação que prestigiasse as empresas que são grandes contribuintes. Isto porque, raramente a população faz a associação direta entre o imposto pago pelos maiores arrecadadores e as melhorias realizadas na comunidade, com recursos desses tributos. “Eu, como empresário, sentia a ausência desse reconhecimento por parte da imprensa e do poder público”, recorda-se Paes Mendonça. “Essas empresas contribuem para o desenvolvimento econômico e social com o imposto que pagam e que é revertido em favor da comunidade”, conclui.
A idéia do empresário se concretizou, prosperou e hoje o Prêmio ISS – Contribuintes do Desenvolvimento faz dez anos. Ele ressalta o volume de recursos arrecadados por esses 50 grandes contribuintes, que em 2006 alcançou os R$ 72 milhões, representando 28% da arrecadação total do tributo. “Isso demonstra a força e a punjança das empresas”, destaca o presidente do SJCC.
João Carlos Paes Mendonça salientou, também, a performance do setor de saúde, que no ranking dos 50 grandes arrecadadores, foi o segundo que mais arrecadou o tributo, ficando atrás apenas do poderoso segmento financeiro. Mas, se for analisada a contribuição de todos os segmentos, saúde é a atividade que apresentou o maior valor arrecadado. “O que demonstra a qualidade do pólo médico do Recife”, enfatiza.
O empresário também ressaltou a acirrada competitividade observada entre os grandes arrecadadores. “Das 50 companhias que integram o grupo, 34 mudaram de posição em relação a 2005. E dez saíram do ranking”, destacou.
Fonte: Jornal do Commercio
Mais Notícias da Fenafisco
Reforma tributária: Procuradorias querem aumentar influência na gestão de tributos
Entidades do fisco denunciam a tentativa de procuradores e advogados públicos dos estados e municípios de influenciar o Comitê Gestor […]
Fenafisco reforça a importância da justiça fiscal e do fortalecimento das administrações tributárias na 13ª IAMRECON
Dando continuidade às discussões sobre os desafios e perspectivas para o setor público nas Américas, a Federação Nacional do Fisco […]
Último painel da 9ª Plenafisco trouxe os panoramas da conjuntura política brasileira
Para fechar os painéis do último dia da 9ª Plenafisco, Francelino Valença, presidente da Fenafisco e do Sindifisco Pernambuco, e […]
Renúncia fiscal de estados e DF chega a R$ 266,5 bilhões em dez anos
A renúncia fiscal nos estados brasileiros e no Distrito Federal triplicou nas últimas duas décadas, conforme estudo divulgado pela Federação […]