Estratégia do governo é unir para conquistar

12 de junho de 2015
O governo do estado está fazendo de tudo para que o Recife receba o primeiro centro de conexões de voos domésticos e internacionais (hub) no Nordeste do Grupo Latam Airlines, formado pela brasileira TAM e pela chilena LAN. As credenciais estaduais já foram apresentadas ao grupo, que também está negociando com as cidades de Fortaleza e Natal. Atuando em uma outra frente, o governador Paulo Câmara apresentou ontem os dados para representantes políticos e da sociedade civil. O objetivo foi o de pedir o apoio dos mais diversos setores para que “vendam” o estado como o ideal para receber o hub, que vai representar um investimento de R$ 3,9 bilhões e geração de mais de oito mil empregos.

Na escolha do melhor destino para o equipamento quatro pontos estão sendo levados em consideração pelo grupo: pacote tributário, localização, sítio aeroportuário e momento econômico. “De todas essas, o mais estratégico é a disponibilidade de áreas. Já identificamos que os projetos são extremamente viáveis, disponíveis e com condições de fazer as adequações. Agora estamos realizando uma engenharia econômica que está sendo inclusive debatida junto à Infraero”, afirmou o governador Paulo Câmara.

No quesito tributos, o governo já baixou o ICMS do querosene de avião ao nível dos concorrentes (de 25% para 12%). “No que diz respeito à carga tributária, nós podemos até empatar, mas não perderemos”, enfatizou o prefeito do Recife, Geraldo Julio. O momento econômico pernambucano também está sendo considerado como um ponto a favor frente aos outros estados que estão na disputa.

“Em relação aos demais estados do Nordeste, Pernambuco é o mais competitivo para se investir. Nos últimos anos, consolidamos polos econômicos diversificados, como o automotivo, o petroquímico e o vidreiro. Além disso, realizamos diversas obras de infraestrutura que nos proporcionaram um PIB acima da média nacional e essa continua sendo uma tendência para os próximos anos”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Thiago Norões.

Sobre a não inclusão do Aeroporto dos Guararapes no Programa de Investimentos em Logística, Paulo Câmara disse que o resultado não vai influenciar na disputa. “O aeroporto de Fortaleza foi incluído, mas soubemos que o do Recife entrará no próximo pacote. Além disso, o nosso aeroporto é o único dos que estão na disputa que está sob gestão da Infraero. Então eles agora têm interesse que Pernambuco receba a operação. É um parceiro importante.”

No Brasil, a Latam já tem hubs operando em Brasília e Guarulhos. O Nordeste tem uma localização que vai conectar toda a América do Sul com a Europa Ocidental. A escolha do grupo deve ser realizada até o fim do ano. A ideia é que a companhia inicie a operação em dezembro de 2016, movimentando principalmente voos internacionais para América do Sul e Europa.

Fonte: Diario de Pernambuco