Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias

Estado realizará censo em 2008

3 de outubro de 2007

O Governo de Pernambuco vai realizar, a partir de janeiro do próximo ano, o recadastramento dos servidores ativos, aposentados e pensionistas do funcionalismo. O censo vai acontecer dois anos após o prazo recomendado pelo Tribunal de Contas do Estado, que estabelece uma atualização da base de dados a cada cinco anos. O último censo ocorreu em 2000. A participação é obrigatória para todas as cerca de 200 mil pessoas vinculadas ao serviço público estadual. Os funcionários da ativa deverão responder ao censo em janeiro e fevereiro de 2008, e os demais só em abril. O relatório final está previsto para ser apresentado em novembro do mesmo ano.

O principal objetivo é atualizar o cadastro e fazer um mapeamento do quadro. “Às vezes preciso de um arquiteto  e não sei onde está esse profissional. Queremos aproveitar as aptidões internas e até promover capacitação nas áreas que precisarem de ajustes na qualificação”, citou o secretário de Administração do Estado, Paulo Câmara. O processo quer identificar, também, os funcionários com duplo vínculo. A pasta estima que, dos 121 mil servidores em atividade, 80 atuem em mais de um cargo.

“Analisaremos a gravidade de cada caso”, disse Câmara. Segundo ele, deverá surgir a necessidade de relocação de servidores. O censo servirá para revelar, ainda, pagamentos indevidos. Hoje, a Fundação de Aposentados e Pensionistas de Pernambuco (Funape) calcula um rombo de R$ 19 bilhões em caixa, déficit que sobe R$ 800 milhões ao ano. Em dezembro, um departamento do Estado será escolhido para um piloto do censo. O recadastramento será feito por internet ou em postos fixos, cujos locais serão definidos. Idosos poderão agendar o censo por telefone.

Fonte: Folha de Pernambuco

Notícias