Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Estado projeta um mês para negociar dívida

25 de maio de 2007

 

O impasse que Pernambuco tem com a Caixa Econômica Federal deve terminar este mês. A expectativa é do governador Eduardo Campos, que aguarda um posicionamento dos auditores fiscais do Programa de Ajuste Fiscal (PAF). Com o resultado, Estado poderá negociar com o banco a dívida de R$ 320 milhões, pelo financiamento de R$ 138 milhões para o “Programa Águas de Pernambuco”, em 1999. “Esse é um momento estratégico para o futuro do Estado nos próximos 24 meses: o que vamos poder acordar no PAF e o que teremos ou não de solução para a questão da Caixa”.

Os técnicos do Tesouro Nacional chegaram no Estado na última quarta-feira, como antecipou a Folha, para definir as metas do limite de endividamento de Pernambuco. Segundo o secretário da Fazenda, Djalmo Leão, existe uma folga, pois, no ano passado, o índice foi de 0,87. O resultado é definido a partir da diferença entre as dívidas e a receita líquida do ano corrente, não podendo ser maior que um. Em seguida, a avaliação se torna uma carta de compromisso que o Estado tem que cumprir.

Quando houve a solicitação do empréstimo, o Estado deu, como garantia, ações da Compesa, que, na época, havia a intenção de privatizá-la. Como a medida foi frustrada, o banco não aceitou os 30% das ações como pagamento. O Estado, na última semana, anunciou que o BNDES vai fazer a atualização do valor da Compesa.

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco