Estado apresenta o modelo de negociação com o funcionalismo

16 de março de 2007

O governo do Estado apresentou ontem aos servidores o Programa de Negociação Permanente. A iniciativa tem o objetivo de reunir em uma mesma mesa de negociação todas as questões tratadas entre as secretarias do governo e os funcionários. As entidades sindicais têm até o dia 10 de abril para fazer sugestões sobre o formato da participação das categorias na mesa.

A nossa sugestão é que a mesa seja composta por um representante de cada sindicato, um da CUT e outro dos servidores que não são sindicalizados. No caso do governo, haveria a participação de representantes das secretarias da Fazenda, Planejamento, Administração e Casa Civil, além da Procuradoria Geral do Estado”, explica o secretário de Administração, Paulo Câmara. Quando o assunto for do interesse de outra secretaria, a mesa ganha um representante do órgão em questão.

Ele diz que, atualmente, as negociações com os servidores são feitas isoladamente. “Isso compromete a transparência da negociação”, completa. A meta do governo é implantar o programa dentro de 60 dias.

Câmara afirma que as principais funções da mesa serão discutir o planejamento e a execução de ações voltadas para o aperfeiçoamento e a qualificação profissional dos servidores, além das campanhas salariais.