O 19° Conafisco promoveu nesta segunda-feira (7), um espaço de troca e aprendizado entre os sindicatos, no “Espaço Aberto”, momento dedicado à apresentação de trabalhos feitos pelos filiados nos últimos meses e que possuam relevância para categoria.
Conheça os projetos:
“Desencantando Bárbara” – SINTAF/CE
Desencantar alguém forte, vinda com luz e brilho de outra dimensão significa tirar do túmulo para a vida novamente. Foi por meio desta imortalidade que renderam um videodocumentário, uma homenagem a Bárbara de Alencar, uma das figuras mais emblemáticas da Revolução Pernambucana e da Confederação do Equador.
Nomeado de “Desencantando Bárbara”, o projeto é uma realização em parceria da Fundação Sintaf, do Sindicato do Fazendários do Ceará, e da Estação de Cultura Ecopedagógica.
“ACESSO À JUSTIÇA – Mecanismos de solução de conflitos e sustentabilidade responsiva” – SINDIFISCO/MS
O livro “Acesso à Justiça: mecanismos de solução de conflitos e sustentabilidade responsiva” das auditoras fiscais da Receita Estadual do Governo do Mato Grosso do Sul, Gigliola Lilian Decarli e Lídia Maria Ribas tem como objetivo colaborar para a construção de uma cultura de pacificação, na busca por uma ordem jurídica justa.
“A Arte de Servir, Servir é uma Arte” – SINDIFISCO/PA
O vídeo do Flash Mob “Servir é uma arte” foi uma iniciativa do Sindifisco/PA e envolveu música, dança e teatro para chamar atenção da sociedade sobre a importância do serviço público e a necessidade de defendê-lo. O uso da arte como meio de uma mensagem tão importante foi uma estratégia para tocar o coração das pessoas e mobilizou cerca de 50 artistas.
“A Desigualdade no Brasil nos anos 2000: avanço ou retrocesso” – SINDIFISCO/RS
O livro “A Desigualdade no Brasil nos anos 2000: avanço ou retrocesso” do dirigente do Sindifisco- RS, Christian Jesus Silva de Azevedo, traz novas fontes de dados sobre o período de 13 anos de governo do Partido dos Trabalhadores (PT), caracterizado pela intercalação de perdas e ganhos para os “mais pobres”. O livro também destaca os espaços onde os “mais ricos” perdem participação na renda.
“Memórias de uma Esquerda em Transição” – SINDSEFAZ/BA
O auditor fiscal da Fazenda estadual, Jorge Wilton, ex-diretor de Organização do Sindsefaz (2000-2007) é o autor do livro que tenta preencher lacunas sobre o papel de vários militantes baianos que durante as décadas de 1970 e 1980 contribuíram para as lutas das esquerdas no estado.
Ao final das apresentações, o presidente da Fenafisco, Charles Alcantara, elogiou os trabalhos e agradeceu a participação de todos os presentes.
Confira fotos: https://bit.ly/3TidZQw
Fonte: Fenafisco