Empresários calculam economia nos negócios

3 de dezembro de 2006

O centro automotivo é a única renda da família de Airton Tenório, que mora com a esposa, Maria Lígia, e dois filhos. Junto com Maria Lígia, Tenório sempre acreditou que podia ter seu próprio negócio. Apesar de já ter sido funcionário de uma indústria de vidros em Vitória de Santo Antão, foi com a Autotécnica, no bairro do Prado, no Recife, que o empresário realmente prosperou, iniciando, há 14 anos, como quase todas as pequenas empresas começam: no quintal de casa. Hoje, com um faturamento mensal de R$ 100 mil, a Autotécnica já dispõe de local próprio e emprega 36 trabalhadores.

Mas essa prosperidade tem lá suas desvantagens, segundo Tenório, que envia mais de 20% de seu faturamento aos cofres públicos. “Todo mês, pago cerca de R$ 20,3 mil de impostos. E isso porque optei pelo Simples e já pago os tributos federais de uma única vez”, disse ele, lembrando que, além dos federais, contribui com o ICMS e ISS.

Na esperança de dias melhores, com a aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o casal já fez os cálculos de quanto vai pagar a partir do segundo semestre de 2007. “A redução das taxas tributárias será de, pelo menos, 20%, o que representa uma queda de R$ 20,3 mil para pouco mais de R$ 16 mil”, afirmou Tenório, dizendo que o ganho mensal de R$ 4 mil servirá para investimentos no negócio.

As mesmas contas também já foram feitas por Rebeca Cavalcanti, proprietária do Platz Studio – Centro de Beleza, em Casa Forte, no Recife. A empresária diz que dos cerca de R$ 12 mil que fatura por mês na empresa, uma boa parte (quase 30%) é só de impostos. Com a redução das taxas, no Supersimples, os seus clientes serão os grandes beneficiados. “Pagando menos tributos, poderemos aumentar o número de funcionários e oferecer um atendimento mais rápido e personalizado à clientela”, contou.

Fonte: Folha de Pernambuco