Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Empresa tem até hoje para aderir ao Simples

31 de janeiro de 2007

 

Hoje é o último dia para que as empresas possam adotar o regime de tributação Simples. Aquelas que não estão enquadradas nesta modalidade podem fazer a alteração, mas é preciso que se façam, antes, todas as contas necessárias para saber se esta é, de fato, a opção mais vantajosa para a empresa.

Segundo o diretor Tributário da Confirp Consultoria Contábil (SP), Welinton Motta, o Simples torna-se interessante para as empresas que têm folha de pagamento alta, mas cada caso é um caso. “A conta básica que se faz é colocar no papel o faturamento do último ano, da empresa, e avaliar o quanto vai pagar de carga tributária se for optante pelo Simples. Depois, faz-se o mesmo cálculo, mas com a tributação pelo o lucro presumido, verificando em qual modalidade pega-se o menor valor”, explicou Motta. “Mas os cálculos não são tão simples e é necessário que se procure um contador para auxiliá-lo”, disse.

Os tipos de tributação podem ser de três formas: simples, presumido ou real. O Simples abrange seis impostos: PIS, Cofins, Imposto de Renda, Contribuição Social, Contribuição Previdenciária (INSS) e IPI, para o caso das indústrias e importadoras. As optantes pelo Simples estarão automaticamente inclusas no Supersimples a partir de julho, o que inclui ainda o estadual ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o municipal ISS (Imposto Sobre Serviços).

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco