Economia com cortes será de R$ 200 mi

1 de agosto de 2015

As reduções de despesa anunciadas pelo governo em fevereiro resultaram em uma economia de R$ 200 milhões ao Estado, que devem chegar a R$ 400 milhões até o fim do ano, assegurou Paulo Câmara ontem, em entrevista exclusiva ao JC. As determinações de corte de custeio iam desde economia de energia à redução de gasto com diárias e passagens.

No entanto, essa soma ainda não atinge os R$ 600 milhões de contingenciamento que o governador anunciou no fim do mês passado. Para alcançar essa cifra, haverá cortes em todas as secretarias -mesmo as de áreas básicas -, mas Câmara não revelou detalhes. Segundo ele, ainda estão sendo feitos os cálculos e análises que apontarão quais projetos sofrerão cortes.

Questionado sobre quando o governo divulgaria o resultado dessa avaliação, Paulo respondeu que "para breve", indicando que uma data provável é o fechamento do segundo trimestre, previsto para a segunda semana de agosto.

O aumento de contingenciamento de R$ 300 milhões, definido em fevereiro, para R$ 600 milhões, foi um dos principais reflexos da redução de R$ 1 bilhão na arrecadação de ICMS este ano.