Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Dívida pública pode ser reduzida

10 de abril de 2006

 

A redução dos indicadores de vulnerabilidade externa dos países, diz o relatório do IIF, deve continuar neste ano. “Alguns dos países da região devem continuar usando a maré externa favorável para reduzir a dívida pública. A combinação de melhor desempenho fiscal com o crescimento das exportações e a emissão de dívida em moedas locais deve reduzir a dívida em dólar dos países para algo em torno de 105% das exportações, contra 232% em 1998.”
O otimismo em relação à região não é só da banca. Relatório elaborado por economistas para seminário do BID começa com a seguinte sentença: “Todas as estrelas estão  alinhadas para a Amé-rica Latina no mercado financeiro mundial”.

Desde que surgiu o mercado de títulos de países emergentes, no início dos anos 90, relata o documento, o mercado nunca esteve tão disposto a comprar seus papéis. O juro está em queda, e há dinheiro “saindo pelas orelhas”, diz Ricardo Hausmann, da Universidade Harvard.

Paulo Leme, da Goldman Sachs, lembra que só a América Latina viu suas reservas crescerem, nos últimos anos, em proporção que representa 20% do PIB da região, reflexo da melhora dos indicadores externos. Hausmann, no entanto, tem dúvidas sobre a solidez do cenário. Ele lembra que não é a primeira vez que o mercado desenha um cenário róseo para a região.

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco