Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Dívida impede a migração de empresas

4 de julho de 2007

BRASÍLIA – Quase metade das empresas optantes pelo Simples federal não migrou automaticamente para o Supersimples, que vigora desde domingo. Dívidas com Estados, municípios e União foram os principais motivos que impediram a mudança. O balanço não surpreendeu o Sebrae. A entidade argumenta que é comum que os microempresários tenham dívidas.

Números da Receita Federal mostram que 1,3 milhão de empresas tiveram o regime tributário alterado automaticamente, o equivalente a 52,2% das firmas ativas no Simples federal. O dado revela que 1,2 milhão das que estavam no antigo sistema tinham pendências, principalmente dívidas, e não as resolveram nos seis meses que antecederam o início da Lei Geral das Microempresas.

“Apesar de baixo, o número da migração não nos surpreende porque a primeira coisa que o microempresário faz quando a situação fica difícil é deixar de pagar imposto”, diz o consultor do Sebrae André Spinola. O secretário-executivo do Comitê Gestor do Supersimples, Silas Santiago, confirma a tese. Ele explica que a não migração foi causada por uma série de motivos, mas que os débitos em aberto foram os principais impeditivos.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco