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Difícil acesso às novas estações

18 de agosto de 2014

Ao contrário do que acontece nas estações de BRT do Corredor Leste/Oeste, a maior parte das plataformas do Corredor Norte/Sul está posicionada em locais de difícil acesso para quem está a pé. No trecho que passa pela BR-101, PE-15 e a Avenida Pan Nordestina, entre Igarassu e Olinda, além do fluxo intenso e rápido de veículos e da escassez de sinalização para pedestre, há desníveis entre os lados das pistas, canaletas e muito mato, dificultando a passagem de quem está a pé.

A Secretaria das Cidades disse que o projeto prevê estratégias de acessibilidade para garantir uma travessia segura dos usuários do sistema BRT. De acordo com a gerente de projetos de mobilidade da Secretaria das Cidades, Juliana Barreto, o projeto previu a montagem das estações, tanto quanto fosse possível, em locais onde já existisse uma rede semafórica, como no centro de Abreu e Lima e na Estação Mathias de Albuquerque (em frente ao Atacadão), na Pan Nordestina. Mas, pela própria estrutura da vias que formam o corredor, em muitos locais será necessário implantar toda a sinalização para garantir um acesso seguro às plataformas de embarque e desembarque. 

“O Corredor Norte/Sul tem a mesma concepção do Leste Oeste, tanto em termos operacionais quanto no quesito estético. Ou seja, o corredor contempla de forma prioritária a questão das travessias e acesso às estações”, defende a arquiteta. Entre os equipamentos que ainda serão instalados, ela lista faixas de pedestre, semáforos, rebaixamentos de calçadas para cadeirantes e rampas de acesso em trechos com desníveis entre as pistas. “Cada estação só será liberada quando todo o equipamento de acessibilidade estiver instalado”, garante Juliana. A entrega dos 33 km do Corredor Norte/Sul está prevista para o próximo mês de dezembro.

Entre a Estação Cruz de Rebouças, em Igarassu, e a Estação Complexo de Salgadinho, em frente ao Parque Memorial Arcoverde, apenas a plataforma localizada próxima ao Hospital Miguel Arraes já está com uma passarela. Ela sai de dentro dessa estação e dá acesso aos dois lados da PE-15 e ao Terminal de Abreu Lima. “O cidadão só poderá embarcar ou desembarcar nessa plataforma se acessar a passarela”, conta a gerente de projetos. De acordo com Juliana, na Estação São Francisco, perto do Morada da Paz, também haverá uma passarela interligando os dois lados da via. “Há expectativa para outras também, mas ainda estamos estudando a viabilidade de cada uma”, completa. 

Sobre a Estação Complexo de Salgadinho, que está localizada numa das áreas mais problemáticas no que diz respeito à acessibilidade do pedestre, ainda não se sabe se haverá uma passarela ou se há possibilidade de implantar um semáforo no local. “A Secretaria das Cidades está fazendo um estudo sobre qual a melhor estratégia para a área, que tem um fluxo grande de carros”, disse Juliana Barreto.

Saiba mais

Estrutura do Corredor Norte/Sul

33 km de extensão

Quatro terminais de integração 
Pelópidas Silveira, PE-15, Igarassu e Abreu e Lima

R$ 151 milhões
Valor da obra

Estações em operação 
Guararapes, Riachuelo e Praça da República. 

Previsão de entrega em dezembro de 2014

Estações do Corredor Norte/Sul

    1.    Estação Cruz de Rebouças
    2.    Estação Abreu e Lima (com passarela anexa ao TI Abreu e Lima)
    3.    Estação José de Alencar
    4.    Estação São Francisco
    5.    Estação Hospital Central
    6.    Estação São Salvador do Mundo (em frente ao Morada da Paz)
    7.    Estação Cidade Tabajara
    8.    Estação Jupirá
    9.    Estação Aluísio Magalhães (antiga escola Guedes Alcoforado)
    10.    Estação Bultrins
    11.    Estação Quartel
    12.    Estação Sítio Historico (Praça da Cohab)
    13.    Estação Mathias de Albuquerque (Atacadão)
    14.    Estação Kennedy
    15.    Estação Complexo de Salgadinho
    16.    Estação Espaço Ciência

Ramal Centro (+ Núcleo Central)

Av. Cruz Cabugá
    17.    Estação Tacaruna
    18.    Estação Santa Casa de Misericórdia (Praça Onde de Junho)
    19.    Estação Mercado de Santo Amaro (Praça General Abreu e Lima)
    20.    Estação Araripina (em frente ao rua Arthur Coutinho)
    21.    Estação IEP (Em frente a Igreja Evangélica Assembleia de Deus)
    22.    Estação 13 de Maio

Cais do Apolo
    23.    Estação Istmo do Recife (Ministério da Justiça)
    24.    Estação Forte do Brum (Prefeitura do Recife)

Dantas Barreto (Núcleo Central)
    25.    Estação Praça da República(Dantas Barreto)
    26.    Estação Nossa Senhora do Carmo (AIP/Dantas Barreto)
    27.    Estação Maurício de Nassau (Av. Martins de Barros)
    28.    Estação Av. Guararapes
    29.    Estação Riachuelo (Rua Riachuelo) 

Fonte: Diario de Pernambuco

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