Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Declare Certo tira as dúvidas do contribuinte

3 de abril de 2013
Iniciado ontem no Shopping Plaza, o projeto Declare Certo visa tirar dúvidas dos contribuintes sobre o Imposto de Renda (IR), que deve ser entregue até o próximo dia 30. A iniciativa é do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescap-PE). Até hoje, o projeto ficará no Plaza (piso L2). De amanhã a sábado, atendimento será no RioMar Shopping (em frente à Companhia Atlética). O Shopping Tacaruna recebe o Declare Certo na próxima semana, de segunda até quarta-feira (próximo à Eletroshopping). O serviço é gratuito.
 
Este é o terceiro ano consecutivo em que a iniciativa é realizada. "É importante dizer que nós não fazemos a declaração, apenas elucidamos as questões trazidas pelos cidadãos", diz a presidente do Sescap-PE, Alba Nunes. O projeto ocorre simultaneamente no resto do País.
 
No ano passado, foram atendidos 237 contribuintes. A principal questão foi sobre como preencher corretamente a declaração. "Uma dúvida recorrente era em quais colunas inserir o aluguel de pessoas física e jurídica", comenta Alba. Este ano, a expectativa é chegar a 300 atendimentos.
 
Na hipótese de uma dúvida incomum a ponto de que os profissionais não saibam como esclarecê-la na hora, ela será solucionada pela Receita Federal do Brasil (RFB). Um e-mail com a questão será enviado para o órgão e a resposta seguirá para o correio eletrônico do contribuinte.
 
Com o Declare Certo, o Sescap-PE espera diminuir o fluxo de pessoas que recorrem à Receita Federal para tirar suas dúvidas. "Essa mobilização do Sindicato e da imprensa em esclarecer as questões ajuda a desafogar o trânsito de informações na Receita. Por isso eles apoiam esse tipo de trabalho", afirma a presidente.
 
Pelo mesmo motivo a Receita e o JC também têm uma parceria para tirar dúvidas dos contribuintes, através de uma coluna publicada aos sábados no Jornal do Commercio, com dúvidas dos leitores respondidas pela RFB, através do e-mail impostoderenda@jc.com.br.
 
No Declare Certo, a maior parte das pessoas que procuram o serviço têm o salário como única fonte de renda.
 
"Isso simplifica a declaração. Se um cidadão é assalariado e está de posse dos documentos exigidos pela Receita Federal, ele pode fazer tudo em até 15 minutos", estima Alba Nunes.
 
Para ela, o sistema de recolhimento do Imposto de Renda não é simples, mas as facilidades implementadas ao longo dos anos têm reduzido as dúvidas dos contribuintes.
 
"Hoje o programa digital é capaz até de aconselhar o cidadão sobre a melhor forma de declaração (simples ou completa). Então a Receita Federal tem se esforçado para tornar a obrigação de declarar mais acessível", pondera a presidente do Sescap-PE. 

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco