Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Declaração on-line faz uma década

 

Há 10 anos, João da Silva, contador, enviava pela primeira vez sua declaração de Imposto de Renda pela Internet. O serviço era oferecido pela Receita Federal, há uma década, para facilitar a vida dos contribuintes. Uma novidade, que contrariando todos os temores dos contribuintes em colocar suas informações pessoais e contábeis na internet, deu certo. Tanto é que mais de 90% das entregas nas declarações são pela intenet. Numa pesquisa da própria Receita Federal, 72% dos declarantes aprovam o serviço de entrega on-line. Neste 10 anos, o programa foi se aperfeiçoando e hoje já é possível, pelo programa do IR, fazer o pagamento on-line do imposto devido e ainda programar o desconto das outras cotas na conta corrente do banco. Uma novidade criada este ano pela Receita para a declaração do IR, cujo prazo de entrega, sem multa, termina na próxima segunda-feira.

A Receita começou pegando carona no site do Ministério da Fazenda, em 1995, quando a internet comercial chegou ao Brasil. Como o acesso era grande, o leãoviu um canal direto com o contribuinte. Começou a disponibilizar informações de preenchimento das declarações, na época feitas somente em formulário de papel. “Como contador, sempre estou de olho nas novidades que a Receita lança. Fui acompanhado a evolução do site até que veio a possibilidade de enviar a declaração pela internet. Não pensei duas vezes e apostei no serviço. Além de não me arrepender, aconselhei meus clientes. No início encontrei resistências, nas hoje nem lembro mais qual é a cor dos formulários”, recorda João da Silva.

Tanta tecnologia rendeu à Receita prêmios de reconhecimento na internet, a exemplo do iBest, e-Government – Word Summit Award WSA – Cúpula Mundial da Sociedade de Informação (WSA), Declaração Eletrônica de Porte de Valores (e-DPV), entre outros. E ainda exportou conhecimento para países da Europa que copiaram o modelo de entrega da declaração de Imposto de Renda pela internet.

Claro que com o avanço na tecnologia, vêm os problemas. Os falsos e-mails passaram a lotar a caixa postal dos contribuintes solicitando confirmação de dados. Alguns mais desavisados caíram no conto do e-mail e amargaram uma infestação de vírus no computador. Desde o ano passado, a Receita deixou de solicitar o e-mail no preenchimento da declaração. Com isso, as mensagens falsas perderiam a credilidade. Mas, desde a criação do serviço, não houve confirmação de vazamento de informações. O programa criptografa (codifica) os dados em códigos que só a Receita consegue ler. Isso tudo, num piscar de olhos. O envio da declaração, pela internet, acontece em questão de segundos, num clique.

Linha do Tempo

Outubro / 1995

A Receita Federal começa a divulgar informações na internet através do site do Ministério da Fazenda

Março / 1996

Lançamento da home page do Imposto de Renda no site do Ministério da Fazenda

Setembro / 1996

www.receita.fazenda.gov.br. A Receita cria seu próprio site na internet

Outubro / 1996

Consulta à restituição de Imposto de Renda de Pessoa Física

Março / 1997

Entrega de declarações de Imposto de Renda via internet

Janeiro / 1998

Serviço de certidão negativa via internet, destinado às pessoas jurídicas

Setembro / 2000

Serviço de correio eletrônico da Receita Federal

Julho / 2002

Lançamento do serviço

Sistema Integrado do Comércio

Exterior (Siscomex)

Agosto / 2002

Situação cadastral Consulta

Pública do CPF

Outubro / 2002

Receita 222 Atendimento Virtual

Novembro / 2002

Lançamento do site Leãozinho – cidadania e educação fiscal para crianças e jovens

Fevereiro / 2003

Consulta ao Extrato de Processamento da Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte

Outubro / 2003

Site da Receita Federal é eleito um dos cinco melhores do mundo na categiria e-Governo

Agosto / 2004

Consulta ao Extraro Simplificado da DIRPF

Novembro / 2005

Lançamento do site Memória da SRF

Dezembro / 2005

Lançamento do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte e-CAC

Julho / 2006

Sistema Público de

Escrituração Digital

Mais Notícias da Fenafisco