Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Declaração do IR na reta final

28 de abril de 2007

 

Em Pernambuco, 190 mil contribuintes deixaram para fazer a declaração no final. Prazo dado pela Receita será encerrado na segunda-feira

Das 590 mil declarações do Imposto de Renda (IR) de contribuintes em Pernambuco esperadas pela Receita, 190 mil ainda não haviam entregues até ontem. E o prazo para declarar o IR terminará na próxima segunda-feira. Nessa reta final, não é raro os contribuintes perceberem que cometeram erros ao enviar os dados para a Receita Federal. E o caminho para corrigir informações erradas é a declaração retificadora.

Basta um pequeno erro de digitação para que o cidadão possa ter uma grande dor de cabeça”, explica o diretor-executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos. O consultor do site Financeiro24Horas, Reinaldo Domingos, alerta para os erros podem, inclusive, fazer com que o contribuinte caia na malha fina da Receita. Ao mesmo tempo que ressalta a necessidade de atenção na hora de realizar a declaração, o especialista diz que também não é preciso entrar em pânico, caso sejam detectados erros posteriores.

Se foram identificados problemas na declaração, o contribuinte pode fazer uma retificação, onde os erros serão corrigidos. O prazo para retificar a declaração é de cinco anos. Mas é importante que o contribuinte realize esse processo rapidamente, para não correr o risco de cair na malha fina”, afirma o Reinaldo.

A primeira observação que os especialistas fazem é de, ao optar pela retificatória, o contribuinte entregá-la no mesmo modelo da declaração original – seja o simplificado ou o completo. E a impressão do recibo da declaração anterior é fundamental para o processo, pois, para a retificação, é exigido o número daquela declaração que está sendo alvo da correção.

De acordo com Richard, não há segredos para corrigir os eventuais erros: o procedimento para a realização de uma declaração de retificação é o mesmo adotado em uma comum, com a diferença de que no campo “Identificação do Contribuinte” deve ser informado que trata-se de uma retificadora.

Para entregar a declaração, o contribuinte pode escolher entre três opções: pela internet, no endereço eletrônico da Receita (www.receita.fazenda.gov.br), se for utilizado disquete, o local de entrega será uma das agências da Caixa Econômica Federal (CEF) ou do Banco do Brasil (BB), se for em papel, é preciso entregar o formulário em uma das agências dos Correios. Pela internet, o prazo vai até as 20h da segunda-feira. Nos Correios, no BB e na CEF, o horário das agências deve ser obedecido.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco