Notícias da Fenafisco

Cuidado com o cartão vai além das compras
30 de outubro de 2012Apesar do dinheiro ainda ser a principal forma de pagamento para a maioria dos brasileiros (65%), o cartão de crédito já é utilizado por 21% dos consumidores, segundo pesquisa do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Com cada vez mais brasileiros tendo acesso à renda e ao crédito, ter pelo menos um cartão na carteira é quase uma regra entre os consumidores e também entre quem faz viagens de turismo ou de negócios, principalmente por conta da praticidade. Mas os consumidores precisam redobrar o cuidado com o dinheiro de plástico para não serem vítimas de clonagens, destaca o advogado especializado em direito do consumo, Ricardo Motta, sócio do Viseu Advogados.
Bater na tecla do cuidado redobrado não ocorre à toa. "Estamos com a economia muito aquecida, cada vez mais pessoas têm acesso ao consumo de produtos e serviços, mas muitos não tomam o cuidado necessário com o próprio cartão de crédito ou de débito, que deve ser de uso pessoal e intransferível", reforça o advogado.
"O cartão não deve ser fornecido a ninguém, nem mesmo ao atendente do banco se você não estiver por perto. Outra atitude que as pessoas não deveriam deixar de tomar é anular a operação em caixas eletrônicos após concluir a transação. Também é preciso pedir o comprovante de pagamento no débito feito nas maquinetas", destaca Ricardo Motta, que dá mais dicas na arte abaixo.
A jornalista Etienne Ramos sabe da responsabilidade que tem em relação aos cartões que utiliza. "Sempre guardo os comprovantes das compras, até de padaria. Se notar algum valor estranho, entro em contato com a operadora." Mesmo assim, a consumidora já chegou a ter o cartão clonado duas vezes.
"Já aconteceu de eu receber a fatura cobrando por compras internacionais, em dólar, quando eu nem tinha viajado. Reclamei e tive até que enviar uma carta escrita de próprio punho afirmando que não reconhecia a compra. Suspenderam meu cartão e não tive que bancar o débito. De outra vez, o banco entrou em contato comigo para confirmar se eu estava fazendo compras na faixa de R$ 4 mil em Minas Gerais. Neguei a compra, expliquei que não estava viajando e conseguiram bloquear o cartão clonado antes da compra ser efetuada", lembra.
O advogado Ricardo Motta ressalta que o consumidor deve adotar alguns mecanismos que podem evitar prejuízos. "O poder público precisa orientar o consumidor nesse sentido. As instituições financeiras já fazem campanhas, mas os órgãos públicos não devem apenas fiscalizar, mas também orientar os usuários para o uso responsável do cartão, tanto no controle das contas quanto em práticas de segurança."
Se você observar uma cobrança de uma compra que não realizou na fatura do cartão entre em contato imediatamente com a instituição financeira. A operadora deve investigar o caso e ressarcir o cliente em caso de cobranças indevidas, inclusive as provocadas por clonagem de cartões.
Fonte: Jornal do Commercio
Mais Notícias da Fenafisco

Câmara aprova PEC do corte de gastos e altera o texto referente aos supersalários
A Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/24, referente ao pacote de ajustes fiscais do […]

Reforma tributária: Procuradorias querem aumentar influência na gestão de tributos
Entidades do fisco denunciam a tentativa de procuradores e advogados públicos dos estados e municípios de influenciar o Comitê Gestor […]

Fenafisco reforça a importância da justiça fiscal e do fortalecimento das administrações tributárias na 13ª IAMRECON
Dando continuidade às discussões sobre os desafios e perspectivas para o setor público nas Américas, a Federação Nacional do Fisco […]

Último painel da 9ª Plenafisco trouxe os panoramas da conjuntura política brasileira
Para fechar os painéis do último dia da 9ª Plenafisco, Francelino Valença, presidente da Fenafisco e do Sindifisco Pernambuco, e […]